-
Este modelo atômico foi criado em 450 aC por dois filósofos gregos, Decritus e Lepico. Eles acreditam que toda a matéria do universo é composta de partículas indivisíveis muito pequenas, que são chamadas de átomos. A teoria em si não foi desenvolvida porque não é baseada em experimentos.
-
A lei de Lavoisier foi formulada em 1785 pelo químico francês Antoine Lavoisier. Após inúmeros experimentos, Lavoisier percebeu que ao pesar a qualidade dos reagentes e produtos, eles sempre têm a mesma qualidade no sistema de isolamento.
-
Foi formulado em 1797 pelo químico francês Joseph Louis Proust. Ele concluiu que a qualidade dos reagentes e produtos envolvidos na reação mantém uma relação constante. Por exemplo, qualquer amostra de água e todas as amostras de água sempre contêm 88,9% de oxigênio e 11,1% em massa de hidrogênio na mesma proporção.
-
A teoria criada pelo inglês John Dalton. Este modelo diz: toda matéria é formada por átomos; as propriedades dos átomos do mesmo elemento químico são as mesmas. Os átomos de diferentes elementos são diferentes uns dos outros. As substâncias simples são formadas por um único elemento, as substâncias compostas são formadas por dois ou mais elementos, que são sempre compostos na mesma proporção. Os átomos não são criados nem destruídos; em reações químicas, os átomos se recombinam.
-
Usando um tubo de raios catódicos criado pelo físico alemão Geisler e pelo químico britânico Crooks, o físico britânico Joseph John Thomson pode ver que quando um gás raro é submetido a uma alta voltagem a baixa pressão, ele produz um feixe de luz muda da parte negativa de o tubo para a parte positiva. Desta forma, Thomson pode concluir que quando os átomos de gás no tubo são expostos a alta voltagem, seus elétrons são puxados para a placa positiva.
-
O átomo é uma esfera, mas não um bloco. Os átomos são neutros porque toda matéria é neutra. Como o átomo tem elétrons com carga negativa, ele deve ter partículas positivas para fazer com que a carga final seja zero; Elétrons não são fixos ou aprisionados em átomos e podem ser transferidos para outro átomo sob certas condições. Os átomos podem ser vistos como um fluido contínuo carregado positivamente no qual os elétrons serão distribuídos e carregam cargas negativas.
-
Foi fundada em 1898 pelo físico britânico Joseph John Thomson (Joseph John Thomson). Esse modelo foi estabelecido depois que Thomson teve alguma evidência experimental da existência de elétrons, o que é contrário ao modelo atômico de Dalton.Além disso, o modelo atômico de Dalton não consegue explicar fenômenos eletrônicos. , O funcionamento do modelo foi concluído.
-
Ele associa o modelo ao pudim de passas (representando a eletrônica). Uma vez que os elétrons espalhados têm a mesma carga, eles se repelirão, de modo que sejam distribuídos uniformemente na esfera.
-
Depois de fazer experiências com a radiação na folha de ouro, os físicos começaram a descobrir uma falha na teoria atômica de Thomson, mas o cientista da Nova Zelândia Ernest Rutherford propôs uma nova teoria atômica, a "Teoria do átomo de Rutherford" para explicar esse fenômeno.
-
O átomo não é maciço, ele apresenta muito mais espaço vazio que preenchido;
A maior parte da massa de um átomo se encontra em uma região central (que chamamos de núcleo), onde estão os prótons;
Na região ao redor do núcleo (que chamamos de eletrosfera) movimentam-se os elétrons;
O raio da eletrosfera é milhares de vezes maior que o raio do núcleo. -
Os átomos não são grandes, tem muito mais espaço vazio do que preenchido. A maior parte da massa de um átomo está localizada na região central (chamamos de núcleo) onde o próton está localizado. Os elétrons se movem na área ao redor do núcleo (chamamos de bola elétrica). O raio da esfera elétrica é milhares de vezes maior que o raio do núcleo.
-
Niels Henrik David Bohr (Niels Henrik David Bohr) é um físico dinamarquês que fez um experimento para aperfeiçoar o modelo de Rutherford. Quando Bohr começou seu experimento, ele admitiu que o gás brilharia quando uma corrente elétrica passasse por ele. Com base nessas conclusões, Bohr aperfeiçoou o modelo atômico de Rutherford e surgiu com um modelo do átomo como um sistema planetário, no qual os elétrons são organizados em camadas elétricas na forma de camadas.
-
Existem apenas 7 níveis de energia ou camadas eletrônicas, que são representados pelas letras K (1º), L (2º), M (3º), N (4º), O (5º), P (6º) e Q (7º). Quando mais longe do núcleo, maior é a energia dos elétrons localizados.
-
O físico dinamarquês Niels Bohr (Niels Bohr) criou seu modelo atômico para melhorar o modelo atômico de Rutherford, porque o antigo modelo de Rutherford não consegue explicar o fenômeno de que os átomos absorvem energia elétrica, e a absorção de elétrons pelos átomos fará com que o elétron ganhe energia aumentando o nível de energia, ou em outras palavras, o átomo está em um estado excitado.
-
Princípio da quantização da energia atômica, ou seja, os elétrons circulam em órbitas que correspondem à sua quantidade de energia. Sendo assim, não há a possibilidade de orbitar entre dois níveis com intensidades parecidas.
Cada elétron move-se em uma órbita, chamada de estado estacionário. Ao absorver energia, salta para um nível mais energético. Já ao retornar a posição original, libera a mesma quantidade adquirida na passagem. Esse processo ocorre na forma de luz.