Linha do tempo da Epidemiologia

  • Period: 460 BCE to 377

    Hipócrates- Pai da Medicina

    Durante o período da Grécia antiga usou o pensamento epidemiológico para relacionar o aparecimento de doenças aos fatores pessoais e ambientais.
  • Period: 1328 to 201

    Cláudio Galeno

    Realizou escritos sobre farmácia e medicamentos, durante seus estudos considerou a personalidade do doente, raiva, clima e idade como fatores importantes para a doença.
    Juntamente com Hipócrates, contribuição para a Teoria do Miasma- do grego que significa impureza ou mancha dos pântanos, a teoria baseava-se nos odores e/ou resíduos nocivos que se arrastariam ate o indivíduo provocando-lhes doenças, essa teoria perdurou até o século XIX.
  • Period: to

    John Graunt- Pai da Bioestatística

    Em seu trabalho desenvolveu tabelas e estudos demográficos quantitativos baseados na natalidade, mortalidade e forma de ocorrência das enfermidades, além disso levou em consideração nos seus estudos as variações sazonais e mortalidade infantil.
  • Period: to

    Thomas Syderman

    Contribui para a construção da clínica moderna baseada em um processo de observação objetiva, consciente e sistemática. Desenvolveu o conceito de história natural das enfermidade.
  • Period: to

    Revolução Industrial

    A partir do êxodo rural e do processo de industrialização houve aumento nas ocorrências de grandes epidemias como cólera, febre tifoide e febre amarela, dessa forma foi encorajado o crescimento do desenvolvimento científico.
  • Period: to

    Edwin Chadwick- Considerado fundador da Saúde Pública

    Defensor da prática da saúde pública, considerado como referência para a legislação humanitária, construiu as bases das reformas sanitárias bem como incentivou as ações de promoção à saude.
  • Period: to

    William Far- Pai da Estatística Vital e da Vigilância

    Médico que coletou e posteriormente analisou de forma sistemática as estatísticas de mortalidade da Inglaterra e País de Gales, através da Lei de Far foi possível descrever a ascensão e queda de doenças, seu modelo foi usado pelos governos para planejamento nas ações referentes à saude pública.
  • Period: to

    John Snow- Precursor da Epidemiologia de Campo

    Médico anestesiologista que realizou estudos sobre o modo de transmissão da cólera entre os anos de 1849 e 1854. Através de sua atuação junto a ministério da saúde em Londres, realizou o mapeamento dos doentes identificando dessa forma que a água consumida estava contamina pelos esgotos. Em sua pesquisa demonstrou o carácter de transmissão da cólera através do uso de dados como a mortalidade, frequência e distribuição de óbitos.
  • Period: to

    Louis Pasteur- Pai da Bacteriologia

    Através do uso do microscópio identificou e isolou inúmeras bactérias, realizou estudos envolvendo os processos de fermentação da cerveja e do leite, eliminação e controle de bactérias patogênicas, inovou com os princípios da pasteurização e também teve importante papel no desenvolvimento da vacina anti-rábica.
  • Period: to

    Robert Koch- Primeiro a fotografar o bacilo de antraz

    Seus estudos comprovaram a existência dos micro-organismos patogênicos, sua transmissão, reprodução e formas esporuladas no ciclo. Fez a descoberta do bactéria da cólera, da tuberculose e conjuntivite, a partir disso houve o surgimento da era microbiológica.
  • Criação do termo Epidemiologia

    Criado para se referir ao estudo das epidemias.
  • Period: to

    Segunda Guerra Mundial- Epidemiologia das doenças crônicas

    Com a guerra houve um transição epidemiológica das doenças que antes eram consideradas de carácter infeccioso e transmissível para doenças como cancro do pulmão, úlcera péptica classificadas como crônicas. Durante esse período surgiu a teoria das caixas negras, os estudiosos postularam que as doenças poderiam ter múltiplas causas e variedade em uma mesma população.
  • Robert Doll e Bradford Hill

    Realizaram um estudo de caso-controle com dois grupos: indivíduos diagnosticados com cancro de pulmão e indivíduos saudáveis, através da experiência concluíram que o aparecimento da doença que afetava aos pulmões estava relacionado ao tabagismo.
  • Framingham Heart Study

    Framingham realizou um estudo longitudinal abordando os fatores de risco, dieta, exercícios e medicamentos relacionados às doenças cardiovasculares, impulsionando a criação científica da época.