Linha do Tempo da Educação a Distância no Brasil

  • Period: to

    Marcos Históricos importantes da EAD no Brasil

    Esta linha do Tempo apresenta alguns marcos importantes na História do Ensino a Distância no Brasil
  • Marco inicial: o Rádio

    Marco inicial: o Rádio
    Nessa perspectiva, considera-se como marco inicial a criação, por Roquete-Pinto, entre 1922 e 1925, da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro e de um plano sistemático de utilização educacional da radiodifusão como forma de ampliar o acesso à educação.
  • Segunda Etapa: o Ensino por Correspondência

    Segunda Etapa: o Ensino por Correspondência
    A Marinha utiliza ensino por correspondência desde 1939.
    O Exército oferece cursos por correspondência, para preparação de oficiais para admissão à Escola de Comando do Estado Maior, e o Centro de Estudos de Pessoal (CEP) desenvolve cursos de atualização, utilizando material impresso e, alguns, multimídia.
  • Instituto Universal Brasileiro

    Instituto Universal Brasileiro
    O Instituto Universal Brasileiro, sediado em São Paulo com filiais no Rio de Janeiro e Brasília, como entidade de ensino livre, oferece cursos por correspondência. Foi fundado em outubro de 1941 e pode ser considerado como um dos primeiros em nosso país.
  • Terceira Etapa: EAD na Televisão, projeto Saci

    Terceira Etapa: EAD na Televisão, projeto Saci
    O Sistema Avançado de Comunicações Interdisciplinares (Projeto Saci) foi concebido e operacionalizado, em caráter experimental, de 1967 a 1974, por iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Tinha como objetivo estabelecer um sistema nacional de teleducação com o uso do satélite. Em sua primeira versão, de 1968, o projeto discutia as vantagens de um satélite de alta potência que alocaria três canais de TV para fins educativos.
  • Sistema de Televisão Educativa do Maranhão

    Sistema de Televisão Educativa do Maranhão
    O sistema de Televisão Educativa (TVE) do Maranhão teve início em 1969 e até hoje oferece, em recepção organizada, com o apoio de orientadores de aprendizagem, estudos de 5ª a 8° séries do ensino fundamental, utilizando programas de televisão e material impresso, que permitem aprofundar os conteúdos trabalhados e realizar pesquisas.
  • Colégio Anglo-Americano

    Colégio Anglo-Americano
    O Colégio Anglo-Americano, com sede no Rio de Janeiro, vem desenvolvendo desde o final da década de 70, em 28 países, cursos por correspondência, com tutoria, em nível de 1º e 2° graus, para brasileiros que residem, temporariamente, fora do país.
  • Final do Projeto Saci

    Final do Projeto Saci
    A partir de 1975, o INPE retirou-se e o projeto foi absorvido pelo Estado do Rio Grande do Norte. Em 1976, o projeto piloto foi encerrado, tendo como saldo: 35 minutos de comunicação via satélite, em 1975; 1.241 programas de rádio e igual número para televisão; instalação de recepção em 510 escolas de 71 municípios do Rio Grande do Norte.
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

    Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
    O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) iniciou suas atividades em EAD em 1976, com a criação de um Sistema Nacional de Teleducação. De 1976 a 1988 foram oferecidos cerca de 40 cursos, utilizando material instrucional. Em 1991 o Senac, após avaliação, promoveu uma reestruturação geral do seu programa de EAD. No Departamento Nacional, foi criado em 1995, o Centro Nacional de Ensino a Distância. Em 1995, o Senac atendeu cerca de 2 milhões de alunos através da EAD.
  • Fundação Roberto Marinho

    Fundação Roberto Marinho
    Desde 1977 a Fundação Roberto Marinho (FRM) vem desenvolvendo vários programas. Inicialmente, o Telecurso do 2º Grau e o Supletivo do 1º. Ultimamente, a FRM concebeu e produziu a série Telecurso 2000, para 1º e 2° graus, em convênio com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Senai e Sesi de São Paulo. O Senai do Rio de Janeiro, a partir de 1993, criou o Centro de Educação a Distância.
  • EAD na Universidade de Brasília

    EAD na Universidade de Brasília
    A Universidade de Brasília (UnB) tem larga experiência em EAD através de cursos de extensão, desde 1979. O Programa de Ensino a Distância da UnB transformou-se na Coordenadoria de Educação a Distância, em 1985, ligada ao Decanato de Extensão, e, mais tarde, em 1989, no Centro de Educação Aberta Continuada a Distância (Cead). Em 1989, por iniciativa do Cead, representantes de várias universidades públicas lançaram a Rede Brasileira de Educação Superior a Distância.
  • Associação Brasileira de Tecnologia Educacional - ABT

    Associação Brasileira de Tecnologia Educacional - ABT
    A Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT), desde o início da década de 80, oferece cursos direcionados ao aperfeiçoamento de recursos humanos utilizando material instrucional, que permite acompanhamento personalizado, com tutoria.
  • Fundação Roquete-Pinto

    Fundação Roquete-Pinto
    O Centro Brasileiro de Televisão Educativa Gilson Amado, a partir de 1990 denominado Fundação Roquete-Pinto, teve papel de destaque na história da EAD no Brasil.
  • Programa "Salto para o Futuro"

    Programa "Salto para o Futuro"
    Um salto para o futuro é um programa concebido, produzido e veiculado pela Fundação Roquete-Pinto, destinado à atualização de professores. O programa utiliza multimeios (material impresso, rádio, televisão, fax e telefone). Desde sua fase inicial, realizada no período de agosto a dezembro de 1991, o programa é permanentemente avaliado em nível nacional. A partir de setembro de 1995, passou a integrar a grade de programação da TV Escola.
  • Marcos Legais: primeiras medidas

    Marcos Legais: primeiras medidas
    O governo brasileiro, através do MEC e do Ministério das Comunicações (MC), tomou, a partir de 1993, as primeiras medidas concretas para a formulação de uma política nacional de EAD, para a criação, através do Decreto n° 1.237, de 6/9/94, do Sistema Nacional de Educação a Distância.
  • Cooperação MEC/UnB

    Cooperação MEC/UnB
    Acordo de Cooperação Técnica 4/93 - MEC/UnB, para a coordenação, pela UnB, de um Consórcio Interuniversitário, com a finalidade de dar suporte científico e técnico para a educação básica, utilizando os recursos da Educação Continuada e da Educação a Distância.
  • CEAD, Unesco e o Instituto Nacional de Educação a Distância (Ined)

    CEAD, Unesco e o Instituto Nacional de Educação a Distância (Ined)
    Em 1994, em parceria com a Unesco e o Instituto Nacional de Educação a Distância (Ined), criaram o Fórum de Educação a Distância do Distrito Federal e a Revista Educação a Distância - INED.
  • Secretaria de Educação a Distância

    Secretaria de Educação a Distância
    Em 1995, o governo federal cria uma Subsecretaria de EAD, no âmbito da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Responsável pelo Programa Nacional de EAD.
    Em 1996 foi criada, na estrutura do MEC, a Secretaria de Educação a Distância, assumindo as atribuições da Subsecretaria que foi extinta.
  • Programa " TV Escola"

    Programa " TV Escola"
    O ano de 1995 marca o lançamento da TV Escola, programa concebido e coordenado pelo MEC, em âmbito nacional. Seu objetivo é o aperfeiçoamento dos professores da rede pública e a melhoria da qualidade do ensino, por meio de um canal de televisão dedicado exclusivamente à educação. Os programas podem ser gravados por professores e administradores educacionais, para enriquecer a prática pedagógica.
  • Quarta Etapa: A Era Digital

    Quarta Etapa: A Era Digital
    A internet surgiu na década de 60 mas somente nos anos 90 ela chega ao Brasil. Em 1995 o ministério das telecomunicações em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia, começaram atividades para disponibilizar acesso à internet para a população brasileira. A internet começa a ser utilizada também para a educação como é o exemplo da educação a distancia.
  • Marco Legal EAD: Ensino Superior e Mídias Interativas

    Marco Legal EAD: Ensino Superior e Mídias Interativas
    O artigo 80 da LDBN 9.394/96 representou marco significativo para o desenvolvimento, regulação, avaliação e supervisão da EaD em todos os níveis da educação brasileira. O artigo 80 dessa Lei é o que trata dos Programas de Educação a Distância no Brasil.
    O Decreto 2.494/98, instituído dois anos após a LDBN, caracteriza a educação a distância como modalidade de ensino e aprendizagem que pode se valer das diversas mídias interativas de comunicação e informação.
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem

    Ambiente Virtual de Aprendizagem
    O ensino através do EAD disponibiliza também uma infinidade de ferramentas que um aluno pode utilizar para seus estudos, podemos citar como exemplo os Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA, que oferecem aos seus alunos, conteúdos dinâmicos, participação em fóruns, com outros colegas de curso, disponibilizam acesso a enquetes, exercícios para a aprendizagem, disponibilizam objetos de aprendizagem, vídeos para complementar os estudos.
  • Legislação que Regulamenta a EAD no Brasil

    Legislação que Regulamenta a EAD no Brasil
    A Portaria 4059/2004 permite a oferta de cursos de graduação com até 20% de atividades na modalidade a distancia.
    A legislação que regulamenta a EaD no Brasil é o Decreto 5.622 4 de 19 de dezembro de 2005.
    Os indicadores de Controle de Qualidade definidos pelo MEC e profissionais da educação e citados no portal SESU-MEC sob o título de Referenciais de Qualidade de EaD para Cursos de Graduação a Distancia estão detalhados no Parecer CNE/CES N° 197/2007.