-
Os bancos alemães e italianos começam a publicar em folhas manuscritas sobre as situações dos mercados financeiros
-
Friedrich List cria os jornais de empresas como uma forma de instruir os trabalhadores sobre seus interesses e como instrumento ideológico de apaziguamento das tensões sociais
-
Aparecimento das publicações empresariais nos Estados Unidos com a publicação “The Mechanic” da empresa H. B. Smith Company
-
Após a Guerra Civil americana, há o marco inicial da assessoria de imprensa nos Estados Unidos com a Campanha Circo Barnum em que Phineas Taylor conseguiu transformar o circo em uma instituição nacional.
-
Publicações empresariais europeias em organizações inglesas e francesas
-
Surgimento das primeiras publicações empresariais em Portugal, que tinha como finalidade o auxílio do desenvolvimento da indústria nacional e a extensão dos benefícios do crédito às classes.
-
Procura por formações acadêmicas na área crescem e a busca por profissionais também
-
Divulgação de matérias e escândalos por parte da imprensa que faz com que os meios empresariais se sintam ameaçados.
-
No desastre da Pennsylvania Railroad, nos Estados Unidos, surge a campanha de Ivy Lee com transparência no trato com a imprensa. Ele levou repórteres à área e facilitou as entrevistas com os dirigentes das empresas. Assim, a tragédia sumiu das manchetes escandalosas.
-
Criação de uma relação da imprensa com as assessorias de comunicação como canais diretos para divulgação das informações.
-
Criação de um departamento de comunicação com a imprensa no Reino Unido.
-
O objetivo era apaziguar as tensões sociais e combater as reinvindicações dos trabalhadores e sindicatos.
-
considerada símbolo no relacionamento entre governo e imprensa.
-
Após a 1ª Guerra Mundial, crescem as assessorias de imprensa atuando em gabinetes com propaganda política, principalmente na Alemanha e nos Estados Unidos.
-
Aumento da proporção de notícias na imprensa que foram fornecidas pelas agências de relações públicas.
-
Fundação da FEIEA (Federation of European Industrial Editors Association) em Paris com o objetivo de agrupas entidades que editam publicações empresariais e funcionar como um espaço de debate.
-
As assessorias passar a adotar uma linha mais informativa, de caráter jornalístico. Passagem gradual das publicações das empresas das mãos dos amadores para as mãos dos profissionais de relações públicas. Necessidade de formação acadêmica na área.
-
Assessorias de imprensa imprescindíveis para os cidadãos americanos. Qualquer empresa, político, artista iniciante ou já consagrado, qualquer produto precisam de especialistas para sustentar sua essência.