-
Revelação de D'us: Povo Escolhido, Aliança e Terra Prometida
-
Chegada na Terra Prometida, chamada de Canaã
-
Escravidão do povo hebreu no Egito
-
Libertação da escravidão no Egito, condução do povo hebreu nos longos anos no deserto, Tábuas da Lei no alto do Monte Sinai
-
Retorno do povo hebreu para a Terra Prometida, Canaã
-
Início da fase de monarquia. O sábio Samuel foi encarregado pela escolha do primeiro rei dos hebreus: Saulo
-
Davi torna-se rei. Derrota os Filisteus. Traz a paz na Terra Prometida. Faz de Jerusalém a capital de Canaã. Reúne todo seu povo em um reino coeso. Projeta a construção do Templo.
-
Filho de Davi, Salomão se destaca como rei. Lidera o projeto de construção do Templo, local sagrado para agradecer a Deus e guardar a Arca da Aliança com as Tábuas da Lei.
-
Coma a morte de Salomão, o reino se divide. Estabeleceu-se, no norte, o reino de Israel. E no sul, o reino de Judá (Jerusalém/Templo).
-
Sob o comando de Sargão II, os assírios invadem e conquistam Israel (Reino do Norte). Hebreus se espalham pela região.
-
Sob o comando de Nabucodonosor II, os babilônios invadem Judá (Reino do Sul) e destroem o Templo de Jerusalém. Os hebreus são obrigados a viverem exilados na Babilônia.
-
Sob o comando de Ciro, os persas avançam sobre a região, conquistam a Babilônia e permitem o retorno dos judeus para Jerusalém. Ocorre a reconstrução do Templo de Jerusalém.
-
Alexandre conquista a Pérsia e domina a região. Com sua morte e a divisão de seu exército, anos mais tarde, Jerusalém caiu nas mãos do governador sírio selêucida Antíoco IV, que perseguiu os judeus e profanou o templo de Jerusalém.
-
Um grupo de Judeus se revolta contra a ocupação do rei selêucida Antíoco IV, que impôs a cultura grega e profanou o Templo de Jerusalém. Estes judeus que retomaram Jerusalém eram os Macabeus.
-
Sob o comando do general Pompeu, o império romano conquista Jerusalém.
-
Os judeus se revoltam contra a já violenta ocupação romana.
-
Sob o comando de Tito, o exército romano devasta Jerusalém, mata os judeus resistentes e, definitivamente, destrói o Templo de Jerusalém.
-
Definitivamente, os romanos expulsam todos os judeus de Jerusalém.