Invenções da guerra fria

  • Forno de micro-ondas

    O engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas. Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido, o engenheiro chegou à conclusão de que o doce havia sido aquecido pelas micro-ondas. Depois disso, as pesquisas prosseguiram e a pipoca foi o primeiro alimento a ser preparado no mundo com a nova técnica.
  • Computadores

    O primeiro computador eletrônico do mundo, conhecido como ENIAC foi finalizado em 1946, durante a Guerra Fria. Utilizado basicamente para cálculos balísticos, pesava 30 toneladas e ocupava um espaço de 167 metros quadrados
  • Laser

    Em 1953, cientistas americanos deram o primeiro passo com a criação do maser, que produzia microondas em vez de luz visível, mas não em forma contínua. Então os soviéticos criaram algo semelhante, mas que permitia a emissão de ondas de forma contínua.
    Em 1960, um físico estadunidense chamado Theodore H. Maiman montou o primeiro laser.
  • satélites artificiais

    Os satélites começaram a ser usados para espionagem e para guiar ataques ocultos de armamentos. Em 1962, foi lançado o primeiro satélite comercial utilizado para comunicação comercial, o Telstar. Hoje, sem eles, não teríamos GPS ou transmissão televisiva.
  • Internet

    Com financiamento estadunidense, a ARPAnet foi criada com o objetivo de transmitir informações militares de uma localização para outra de forma muito rápida.