Invenções construídas pelo homem a partir da ocorrência das guerras.

  • Comida enlatada

    As comidas enlatadas são uma das invenções de guerra civil Líbano que vieram para ficar. Elas surgiram em 1795, devido às preocupações do imperador francês Napoleão Bonaparte com a qualidade da alimentação de suas tropas. Na época, “Napô” ofereceu um prêmio de 12 mil francos para qualquer pessoa que criasse uma maneira confiável de conservar alimentos com segurança.
  • Café solúvel

    A verdade é que o café solúvel foi criado bem antes, em 1853, mas só se popularizou mesmo no meio da Guerra Civil americana, na década de 1860. Na época, os soldados não tinham acesso a outro tipo de café e foram obrigados a se adaptar ao pó que era comercialmente vendido como “essência de café”. Cada soldado recebia, assim, um saquinho de café solúvel junto com suas rações diárias.
  • Controle de tráfego aéreo.

    Segundo o Nautilus, o Exército dos Estados Unidos instalou os primeiros rádios bidirecionais em aviões antes mesmo do envolvimento do país na guerra. Em 1916, os técnicos poderiam enviar um sinal de rádio a uma distância de 225 quilômetros e mensagens telegráficas de rádio podiam ser trocadas entre aviões em voo.
  • Lâmpada Ultravioleta.

    No inverno de 1918, metade das crianças de Berlim estava sofrendo dessa condição de falta de vitamina D, apresentando também muita fraqueza e apatia. Na época, a causa da doença não era conhecida, mas um médico de Berlim chamado Kurt Huldschinsky percebeu que as crianças também estavam muito pálidas, então ele resolveu realizar um experimento com algumas delas.Para isso, ele realizou várias sessões e encontrou a cura, a lâmpada ultravioleta que dava vitamina D.
  • Drone

    Uma das invenções incríveis da Primeira Guerra Mundial foi os drones.Naquela época, o inventor norte-americano Charles Kettering projetou uma "bomba voadora” não tripulada, que poderia atingir um alvo a uma distância de 65 quilômetros. Este foi provavelmente o primeiro modelo de drone, projetado para decolar, voar até certa distância e depois parar e mergulhar no chão.Porém, o primeiro voo de teste, que aconteceu no dia 2 de Outubro de 1918, falhou porque a aeronave subiu muito, parou e caiu.
  • Fita adesiva.

    Ao contrário das anteriores, esta sim foi uma das autênticas invenções de guerra. A fita adesiva foi criada em 1923, por uma mulher chamada Vesta Stoudt. Ela trabalhava em uma fábrica, durante a Segunda Guerra Mundial, inspecionando o acondicionamento de munições.Foi durante esse período que Stoudt percebeu o quanto as caixas de munições eram trabalhosas para serem abertas, por isso foi criada a fita para facilitar a vedação das caixas.
  • Teflon

    O teflon foi uma descoberta acidental feita por Roy J. Plunkett, em 1938. Descobriu-se que este material era resistente aos voláteis ingredientes das primeiras bombas atômicas. Só depois é que o teflon começou a configurar como revestimento antiaderente de tachos, panelas e frigideiras.
  • Antibióticos

    Embora a penicilina que deu origem aos antibióticos tenham sido descobertos em 1928, pelo cientista escocês Sir Alexander Fleming, foi durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, que os médicos descobriram o potencial da penicilina para tratar as feridas dos soldados. Foi a partir daí que foram realizados experimentos para descobrir os limites e vantagens dos antibióticos.
  • Microondas

    Durante o início da Guerra Fria, em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, mais precisamente na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons). Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido.Não demorou muito para que engenheiro chegasse à conclusão de que o doce havia sido aquecido pelas micro-ondas.
  • Computador

    O primeiro computador eletrônico do mundo, começou a ser desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, mas só ficou pronto em 1946, durante a Guerra Fria. Utilizado basicamente para cálculos balísticos, esse “cérebro gigante” foi peça fundamental no desenvolvimento da bomba de hidrogênio, testada pelo país em 1952.