-
A rosa dos ventos é um instrumento extremamente importante por apontar e dividir os diferentes pontos de orientação cartográficas, conhecidos como pontos cardeais, sendo eles: Norte, Sul, Leste e Oeste.
-
instrumento náutico antigo, em forma esférica ou de círculo graduado, com haste móvel, us. para observar e determinar a altura do Sol e das estrelas e medir a latitude e a longitude do lugar onde se encontra o observador [Us. pelos gregos desde 200 a.C.].
-
instrumento us. para determinar direções horizontais, o meridiano magnético terrestre ou a posição de algo ou alguém em relação a ele, e constante de uma agulha naturalmente magnética ou magnetizada, imantada, ger. montada numa caixa com limbo graduado [Essa agulha, girando livremente na horizontal sobre um pino colocado no seu centro de gravidade, aponta para o Norte magnético.].
-
A fotogrametria é a ciência que permite executar medições precisas utilizando de fotografias métricas. Embora apresente uma série de aplicações nos mais diferentes campos e ramos da ciência, como na topografia, geologia, astronomia, medicina, meteorologia e tantos outros, tem sua maior aplicação no mapeamento topográfico.
-
Os satélites artificiais são equipamentos construídos pelo homem que, após serem lançados no espaço, permanecem em órbita ao redor da Terra. Esses equipamentos tornaram-se fundamentais para uso de tecnologias na Terra, comunicação e estudos sobre o planeta.
-
O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é formado por três segmentos: o espacial, de controle e utilizador.
O espacial é composto por 24 satélites distribuídos em seis planos orbitais. O segmento de controle é responsável pelo monitoramento das órbitas dos satélites. Por fim, o segmento do utilizador é o receptor GPS, responsável pela captação dos sinais fornecidos pelos satélites.