-
A enchente do Rio Amarelo em 1887 foi uma enchente devastadora no Rio Amarelo( Huang He ) na China. Este rio está sujeito a inundações devido à natureza elevada do rio, correndo entre diques acima das amplas planícies que o rodeiam. A enchente, que começou em setembro de 1887, matou pelo menos 900.000 pessoas. O maior número estimado de mortes é de 2.000.000.
-
Na china, Huang He foi o palco da maior catástrofe natural do mundo, foram uma série de inundações que ocorreram de junho a agosto de 1931 na República da China, atingindo grandes cidades como Wuhan , Nanjing e além, que eventualmente culminou em uma ruptura do dique ao longo do Lago Gaoyou em 25 de agosto de 1931
-
Indústrias do município de Cubatão em SP despejavam toneladas de gazes tóxicos no ar, o que resultou em uma nuvem venenosa que causou problemas respiratórios em crianças e adultos.
-
Em janeiro de 2010 um terremoto de magnitude 2,9 atingiu o Hati
Os terremotos têm consequências imediatas e de longo prazo. As primeiras são a destruição de casas e da infraestrutura urbana, além de deixar pessoas mortas, feridas e desabrigadas. No longo prazo isso pode aprofundar a desigualdade social e econômica no país, além de desencadear crises. -
Esse desastre ambiental também se refere a um acidente nuclear, porém, esse foi em decorrência de um terremoto seguido por um tsunami. A usina nuclear foi atingida pelo tsunami, causando uma explosão no local. Não houveram mortos, mas grande parte da população sofre problemas de saúde e alta probabilidade em desenvolver câncer. Além disso, até os dias de hoje, o oceano Pacífico é contaminado devido aos despejos de água radioativa que chegam a 300 toneladas por dia.
-
No dia 8 de novembro de 2011, a petroleira norte-americana Chevron foi responsável por um grave vazamento de petróleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. O acidente, que só foi percebido no dia 9 de novembro pela empresa, foi responsável por colocar no mar cerca de 3.700 barris de óleo, o que causou a morte de várias espécies marinhas e a migração de tantas outras que dependiam desse ecossistema.
-
Um incêndio no termina portuário alemoa em Santos, gerou multa de 22 milhões, por lançar efluentes líquidos em manguezais, para tentar conter as chamas foram utilizados mais de 8 bilhões de litros de águe salgada. O incêndio começou no dia 2 de abril de 2015 e terminou no dia 10 de abril.
-
Às 16:20 ocorreu a maior tragédia ambiental da história do Brasil. A Barragem do Fundão não conteve os 55 milhões de metros cúbicos de lama que armazenava em seu interior e arrebentou, em Mariana.
A lama chegou em apenas 15 minutos à pequena localidade de Bento Rodrigues, situada a 8 km da barragem, com uma população de 620 habitantes. Esta cidade desapareceu soterrada pela lama e hoje restam somente escombros daquilo que eram casas. -
A região de Ática foi devastada por incêndios florestais, que mataram 99 pessoas em julho passado. Parte das vítimas era turista na vila de Mati, que foi totalmente consumida pelas chamas.
-
O rompimento de barragem em Brumadinho em 25 de janeiro de 2019 foi o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Foi um dos maiores desastres ambientais da mineração do país, depois do rompimento da barragem em Mariana.
-
O Haiti sofreu um terremoto de 7.2 graus na escala Richter em 2021 que deixou, ao menos, 2100 pessoas mortas e centenas de desabrigados.Ao menos 304 pessoas morreram no Haiti após o terremoto de magnitude 7,2 [...], segundo o balanço da defesa civil do país. As cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais afetadas pelo tremor. Autoridades dizem que centenas de haitianos estão soterrados ou desaparecidos.
-
https://stringfixer.com/pt/1887_Yellow_River_flood https://www.stoodi.com.br/blog/biologia/desastres-ambientais/ Rompimento de barragem em Brumadinho – Wikipédia, a enciclopédia livre https://br.blastingnews.com/curiosidades/2019/01/10-maiores-desastres-ambientais-causados-pelo-homem-no-brasil-002829847.lst10.htm l https://www.preparaenem.com/biologia/cinco-desastres-ambientais-causados-pelo-homem-no-brasil.htm https://veja.abril.com.br/mundo/desastres-naturais-matam-4-996-pessoas-em-2018/