Thomas hobbes (portrait)

intelectuais contraturalistas

  • Thomas Hobbes

    Thomas Hobbes

    Ele defende uma teoria onde ele defende a ideia de que é necessário um estado soberano para controlar a todos e manter a paz civil. O estado civil seria a solução para uma convivência pacífica, em que o ser humano abriria mão de sua liberdade para obter a paz no convívio social.
  • John Locke

    John Locke

    Defendia a liberdade intelectual e a tolerância, ele também direcionou as ideias liberais, porém só vieram com mais força durante o iluminismo francês. Também, criticou a teoria de direito divino dos reis, formulada por Thomas Hobbes. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população.
  • Montesquieu

    Montesquieu

    Defendia o respeito à liberdade e à vida, além dos direitos políticos dos cidadãos. Para Montesquieu, haviam três formas de governo centrais, sendo duas legítimas e uma ilegítima.
  • Jean- Jacques Rousseau

    Jean- Jacques Rousseau

    Defendia que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social, o contrato social era uma forma de promover a justiça social que dá nome a sua principal obra, de acordo com ele, os homens teriam sido corrompidos pela sociedade quando a soberania popular tinha acabado.
  • Nicolas de Condorcet

    Nicolas de Condorcet

    Ele defendia o ensino igual para homens e mulheres e também do voto feminino, que a maioria dos revolucionários não aceitavam,ele também argumentava contra a discriminação a protestantes e judeus e pregava o fim da escravidão e o direito de cidadania dos negros.
  • Saint- Simon

    Saint- Simon

    Defendia a total reestruturação da sociedade francesa com base numa organização industrial, ao ponto de vista dele, ao invés de um governo na frança, ela poderia ter um tipo de administração como grandes fabricas ou grande impressas, que não são necessariamente direcionadas pelo dono do local.
  • George W. Hegel

    George W. Hegel

    Desenvolveu o chamado idealismo absoluto, utilizado como base para várias áreas do conhecimento. Em sua teoria ele afirmava que quaisquer contradições e fala, podem ser resolvidas com a criação de um modelo que pode refletir no indivíduo e no Estado. Ele pensava que as consciências deveria passar por uma série de desenvolvimentos para superar as contradições, buscou uma interpretação racional.
  • David Ricardo

    David Ricardo

    Defendia que nem a quantidade de dinheiro num país, nem o valor monetário desse dinheiro, era o maior determinante para a riqueza de uma nação, Que uma nação rica de verdade com a comodidade de mercadorias que contribuam para o bem-estar de sua população
  • Adam Smith

    Adam Smith

    Ele defendia a propriedade privada, desse modo o papel do Estado deveria ser apenas de manter a segurança pública e a ordem e garantir o direito de propriedade privada e as liberdades individuais das pessoas.