-
A queda da Bastilha, a tomada da antiga fortaleza francesa que representava o poder autoritário da monarquia francesa, e que inicia a Revolução Francesa.
-
Depois da derrubada dos privilégios da nobreza e do clero, o terceiro estado com uma votação institui a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que dava, a igualdade, a fraternidade e a liberdade que os franceses buscavam.
-
Os revolucionários da França vão instituir depois de uma votação entre eles, uma constituição francesa sobre os membros da igreja na França, assim fazendo com que teoricamente as relações entre a igreja da França seja cortada com as de Roma e o papado. Na prática, os revolucionários acabam por regular, a ação do clero na França, tornando eles membros subordinados ao estado e não mais a Igreja de Roma.
-
Destituídos de boa parte do seu poder e riquezas, a família real francesa se vê obrigada a fugir para além França, na busca de ajuda de seus parentes nobres. Essa figa não é concluída e a família é presa em Varennes.
-
Por causa da vitória na batalha de Valmy contra os prussianos do Duque de Brunswick, a revolução para as investidas de outros países para extinguir essa luta revolucionária e será a partir dela que a França vai exportar a sua revolução. E mais seguros, a junta do governo provisório da França inauguram de fato a sua república, banindo o seu antigo passado monárquico.
-
por causa das fugas que família real vai tentar empreender, e fracassar, os franceses vão acabar pensando que ele não era favorável á nova ordem política; isso vai levar á um descontentamento geral da população que vai ver a família real como traidores da sua própria pátria. o "Manifesto de Brunswick", acirrou ainda mais as animosidades. Assim, uma turma vai invadir o palácio das Tulheiras, onde estava a família real e isso vai gerar o rompimento final com a monarquia francesa.