-
O microscópio é um instrumento óptico com capacidade de ampliar imagens de objetos pequenos, graças ao seu poder de resolução.
-
O primeiro microscópio óptico foi criado por Zacharias e Hans Jansen, primeiramente utilizado para a observação de pequenos objetos.
-
O cientista Robert Hook utilizou para observar pequenos fragmentos de tecidos vegetais (sendo a menor estrutura viva) através de um microscópio óptico iluminado por lamparina.
-
O cientista alemão Anton van Leeuwenhoek utilizou um aparelho que tinha apenas uma lente para ampliar amostras em até 200x, sendo o primeiro capaz de observar células bacterianas
-
Fabricantes começaram a desenvolver novas técnicas para aprimorar os microscópios ópticos, utilizando espelhos curvos para melhorar a capacidade de foco, atingindo a resolução de 0,2 micrômetros (limite que permanece até os dias atuais).
-
Richard Zsigmondy desenvolve o ultramicroscópio sendo capaz de estudar objetos abaixo do comprimento de onda da luz.
-
Frits Zernike inventa o microscópio de contraste de fase que permite o estudo de materiais biológicos incolores e transparentes.
-
O microscópio eletrônico foi criado pelo Ernst Ruska
-
Os microscópios eletrônicos utilizam feixes de elétrons e lentes eletromagnéticas no lugar das lentes de vidro e da luz, são capazes de ampliar amostras mais de 500.000x o seu tamanho.
-
Microscópio de varredura faz ampliação de superfície de amostras utilizando finos feixes de elétrons podendo ampliar até 90.000x
-
O microscópio de varredura foi criado por Gerd Binnig e Heinrich Rohrer, que fornece imagens tridimensionais de objetos ao nível atômico, rendendo o Prêmio Nobel de Física aos criadores.