História dos Pincéis

Timeline created by KarinaBenevides
  • 100

    Pintura com Graveto de Carvão

    Pintura com Graveto de Carvão
    O mais antigo recurso que se tem na história que se dá inicio a uma tecnica de pintura próxima ao uso do pincel se dá ainda na era paleolitica, a aproximadamente 2.000 a.C. Onde o Homem Pré-Histórico ultilizava de gravetos de carvão com gordura animal para execultar suas pinturas e desenhos.
  • 300

    Um verdadeiro ateliê descoberto na gruta de Blombos.

    Um verdadeiro ateliê descoberto na gruta de Blombos.
    Encontraram ali um conjunto de ferramentas e recipientes que datam de 100 mil anos atrás.
    Entre os grupos de ferramentas havia um osso fino, que seria da perna dianteira de um cão ou de um lobo. Uma extremidade do osso foi mergulhado no ocre, levando os cientistas a concluírem que aquilo tratava-se de um pincel primitivo.
  • 500

    Pinceis no Egito

    Pinceis no Egito
    No Egito, foi encontrado um bastão de metal que possuia na sua extreminada um pedaço de espuma, que servia para a aplicação de maquiagem nos olhos. Possivelmente o primeiro pincel de maquiagem a aproximadamente 100 mil a.C
  • Oct 28, 1401

    Pituá

    Pituá
    No Século XV, na Europa, Surge um tipo de pincel conhecido como Pituá, feito com pelos de animais do tamanho da palma da mão do artista. Hoje, fazem parte da arte tradicional do Japão.
  • Pincel de Toyohashi

    Pincel de Toyohashi
    Em 1084, surge os "Pinceis de Toyohashi", ultilizados para caligrafia. estima-se que a fabricação do pincel surgiu como uma segunda profissão dos samurais de posição inferior que por acaso acabou se desenvolvendo como importante para a indústria local.
  • "A La Prima"

    Século XIX, surge as máquinas fotográficas, então os artistas passam a buscar algo de diferente para suas pinturas. As pinceladas passam a ser mais expressivas. Surge a pintura conhecida como "A la Prima".
  • Ferramenta de grande importância

    Ferramenta de grande importância
    "A la Prima" passou a exigir do artista uma maior intimidade com suas ferramentas de trabalho, o pincel passa então a ser visto com grande importancia. Os artistas passaram a produzir seus próprios pincéis, dando formas diferentes para cada tipo diferente de pincelada que precisavam. Cada Pincel passa a ter o nome do artista que o criou.
  • Fabricação em escala de Comercio

    Fabricação em escala de Comercio
    Logo após, a fabricação dos pinceis passou a ser feita sigilosamente, e as tecnicas de produção foram passando de pai para filho.
  • Fabricação industrial

    Fabricação industrial
    Século XX, os pinceis passam a ser fabricados industrialmente, com fios sintéticos e diversos formatos de pontas
  • As Varias formas de uso de pinceis

    As Varias formas de uso de pinceis
    Ataulmente no Mercado é possivel encontrar pinceis para os mais variados fazeres. Temos pinceis de pintura, pinceis para limpeza, escovas (também consideradas um tipo de pincel), pinceis para maquiagem, pinceis para culinária etc...