-
Uma pequena descrição da evolução da tabela periódica.
-
Identificou alguns dos primeiros elementos químicos e organizou uma lista de 33 elementos divididos em conjuntos de substâncias simples, metálicas, não-metal.
-
Organizou a Tabela Periódica apresentando os trinta elementos químicos conhecidos. Ela foi batizada por ele de Tríades de Dobereiner, pois ele organizou os elementos de três em três.
-
Desenhou uma espiral em um cilindro e anotou elementos com ordem crescente de massa atômica. Alguns elementos semelhantes em propriedades químicas ficaram na mesma reta vertical; (parafuso telúrico)
-
Também utilizou uma ordem crescente de massas atômicas e verificou que as propriedades químicas de vários elementos eram semelhantes de oito em oito posições. Assim, essa descoberta constituiu as oitavas de Newlands.
-
Organizou os elementos na forma da tabela periódica atual. Ele criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e as suas propriedades químicas.
-
mostrou a relação de periodicidade entre volume atômico e massa atômica, traçando um gráfico destas propriedades. Após isso ele tentou mostrar a mesma relação de periodicidade de outras propriedades dos elementos, em função da massa atômica.
-
Montou a tabela periódica nos padrões que conhecemos até os dias de hoje. Diferentemente de Mendeleev, Moseley organizou os elementos em ordem crescente de número atômico, manteve a organização em colunas horizontais e verticais, mas posicionou os elementos de mesmas características químicas nas mesmas.
-
Realizou pesquisas envolvendo os elementos transuranianos (cujo número atômico é maior que 92) e reações em pilhas atômicas. Dentre os feitos de Seaborg está a organização da série dos actinídeos.