História da Psicologia da Saúde - Linha 2

  • Period: to

    Princípios e Questões da Psicologia da Saúde

    As práticas e interesses da psicologia da saúde são diversos conforme a área avança e são construídos novos modos de atuação e os profissionais os ocupam, promovendo mudanças potencializadoras da prática. Seu objetivo centra-se no sujeito e sua relação com o mundo a partir de como experencia os processos de vida e saúde, como também a doença, as funções psicológicas, luto, atenção integral dos diferentes povos e suas constituições, saúde mental, gestão dos espaços de saúde e etc.
  • Formação do grupo de trabalho em Psicologia da Saúde

    O contexto de relações e partilhas iniciou-se em com um grupo de trabalho em Psicologia da Saúde na Associação Americana de Psicologia (APA), o qual desenvolvia discussões, críticas e questionamentos sobre a atuação do psicólogo na área da saúde e seus desdobramentos (Almeida e Malagris, 2011).
  • Divisão 38 na APA - Psicologia da Saúde

    Divisão 38 na APA - Psicologia da Saúde

    Criação de uma área na Associação Americana de Psicologia (APA), conselho que rege e organiza diversas áreas e temáticas da psicologia, como uma espécie de órgão regulador. Dessa forma em 1978 fora criado tal divisão, visto que a discussão e atuação em psicologia da saúde tinha crescido devido as demandas sociais, econômicas e culturais da época, oficializando a área e atuação (Almeida e Malagris, 2011).
  • Perspectivas teóricas que embasam a Psicologia da Saúde

    Perspectivas teóricas que embasam a Psicologia da Saúde

    A Medicina Comportamental focando os aspectos organicistas e biomédicos da compreensão de saúde-doença dos sujeitos. A Medicina Psicossomática compreendendo as questões emocionais a partir da perspectiva psicanalítica, na interação médico-paciente. A Psicologia Médica compreendendo questões assistenciais e terapêuticas como também a clínica. Enquanto a Psicologia Hospitalar focando os aspectos psicológicos no ambiente hospitalar, sendo um termo existente no Brasil apenas.
  • A Epidemia da Aids no Brasil

    A Epidemia da Aids no Brasil

    A disseminação da Aids no Brasil foi uma problemática de saúde pública muito importante para o fomento da assistência e área psicossocial no país, assim como a da importância da atuação dos psicólogos nos serviços de saúde, prestando escuta e visando compreender tais sujeitos.
  • Primeira Revista em Psicologia da Saúde - Healthy Psychology

    Em 1982 surgiu a primeira revista de Psicologia da Saúde, trazendo relevância ímpar para a divulgação científica da área, fomento a atuação, perspectiva científica e teórica para munir a prática e visibilidade no cenário mundial, resultando no surgimento de outras organizações em seguida, como a European Health Psychology Society em 1986 e as demais em seus respectivos países, embasando teórica e empiricamente as práticas dessa área em constante crescimento (Almeida e Malagris, 2011).
  • Política de desospitalização e extensão dos serviços de saúde mental

    No Brasil, no estado de São Paulo, em 1982 a secretaria estadual de saúde promoveu tal política, que proporcionou a expansão e inclusão do psicólogo nos serviços de saúde, ainda que o cenário, a atuação e objetivo estivessem obscuros, proporcionou essa possibilidade de atuação que fora se instrumentalizando e entendendo os contornos da atuação.
  • Inserção do psicólogo no contexto da saúde - Cuba

    A partir da psicóloga Averasturi e o Grupo Nacional de Psicologia do Ministério da Saúde Pública, tendo a inserção do psicólogo na saúde desde o nível primário, como também na área de pesquisa e formação de recursos humanos. Dessa maneira a saúde pública foi acrescida de uma robustez e maior possibilidade de prática e formação, sendo um marco importante da psicologia da saúde.