-
acreditava que o sol e não mais a terra fosse o centro do universo. Esse fato era o centro dos debates na época
-
físico e astrônomo, utiliza os conhecimentos sobre eletricidade em suas primeiras experiências sobre a queda dos corpos.
-
acreditava que uma força universal agisse através do espaço e exercesse uma atração magnética dos planetas pelo sol.
-
que as explicações mecânicas e não apenas analogias deveriam ser pesquisadas para explicar os fenômenos naturais.
-
médico da corte real inglesa e da marinha, distingue corpos eletrizados e fenômenos magnéticos. Gilbert procurava saber tudo sobre o imã e a bússola, "este objeto misterioso e fascinante", que ele batizou como "o Dedo de Deus". Em 1600, ele escreveu um tratado: "De L'aimant" ( "Sobre os Imãs") publicado em latim. Nesta época ele cria uma versão da bússola chamada "Versoriun de Gilbert" ou Bússola elétrica". "Em 1600, com suas observações e descrições sobre as propriedades dos imãs Willian Gi
-
Máquina elétrica de Otto Von Guericke. Construtor de maquinários, construiu uma máquina de bombear ar de um recipiente, embasado no princípio da seringa e demonstrando também a atração gravitacional. Com seu experimento da esfera metálica (composta por duas partes, da qual retirou todo o ar nela contido mandando atrelar dois cavalos em cada uma das partes na tentativa de separa-las) que ficou conhecida como a experiência de Magdeburgo, ele demonstrou publicamente o poder da pressão do ar. Vo
-
físico e químico. A partir do aperfeiçoamento da bomba de ar de Von Guerick, obtém êxito com as experiências sobre atração elétrica, porém as questões da ação elétrica, permaneceram ainda em discussão por mais dois séculos.
-
Na época presidente da "Royal Society" em 1703, encarrega Francis Hauksbee (1688 – 1713) de construir instrumentos destinados á venda e aos cursos públicos de física. Mais tarde Newton irá elaborar as leis da mecânica.
-
Máquina elétrica de Hauksbee, engenheiro que já havia construído instrumentos para vender e para os cursos de física, constrói uma máquina elétrica (gerador eletrostático) que ele coloca em rotação e atrita com a mão e provoca descargas luminosos deslumbrantes entre dois cilindros. Ele identifica o caráter elétrico do fenômeno. A bola atritada, atrai os objetos leves e a atração criada é bem mais forte qua a dos pedaços de "âmbar".
-
Dufay – Químico, mostra que um grande número de corpos podem ficar fosforescentes por calcinação em presença de certos metais. Ele estuda a eletricidade para descobrir as propriedades de algumas substâncias no maior número possível de corpos. Ele aumenta o número de corpos que podem ser eletrizados, e, assim como já havia sugerido Gray, divide os corpos em duas categorias opostas: Os isolantes e os condutores. Com Dufay, ordem e sistematização são introduzidos em eletricidade.
-
Primeiros Para raios. Em 1746, Franklin, americano que exercia diversos ofícios, conhecido como o criador da fórmula "O tempo é dinheiro", se interessa por contabilidade e não conhece grandes coisas de física. Começa então a se interessar pela eletricidade e vai aplicar a ela a mesma abordagem econômica, uma metodologia bem diferente dos físicos cartesianos franceses. Franklin pensa sobre a eletricidade com a visão de um contador. Para ele "todo o corpo possui em seu estado normal uma certa qua
-
Reconhecido naturalista, se interessa também pela introdução da ação à distância em eletricidade realizada por Franklin.
-
sobre a transmissão da eletricidade. Stephen Gray (1666 – 1736), tintureiro, interessou-se pelas experiências luminosas de Hauksbee. Ele mostra como uma simples gota d'água pode servir como lupa e que é possível se observar os animais minúsculos. Lança-se a estudar novos corpos que podem ou não se eletrizar. Gray classifica assim os corpos em duas categorias: os condutores, que podem se eletrizar e os que não podem, quando atritados.
-
Cria o Eletróforo - instrumento que podia ser usado como um estoque portátil de carga elétrica, e assim, transferir cargas para outros dispositivos ou mesmo carregar uma garrafa de Leyde. Volta criou também um eletrômetro muito sensível permitindo detectar a eletricidade da atmosfera.
-
Foi assistente de Dufay, se torna professsor de física e se interessa pela eletricidade e pela garrafa de Leyde que permite acumular e conservar a eletricidade. Mais tarde ele realiza uma segunda tentativa para reforçar o acúmulo de eletricidade: aumentar a superfície do vidro ou utilizar diversas garrafas ligadas umas às outras, a qual chamamos bateria.
-
professor de física em 1744, inventa grande número de diversões com eletricidade. A partir desse momento, a eletricidade não se faz apenas no ambiente das universidades e academias, mas é levada ao público como forma de diversão do momento. Após milhares de experimentos repetidos por toda a Europa, três fenômenos são bem distinguidos: a atração, a repulsão e a condução.
-
Volta apresenta a sua pilha que funciona como um circuito fechado. A pilha voltaica usava dois metais diferentes separados por substâncias químicas úmidas para produzir um fluxo de carga elétrica. A pilha voltaica original usava três tipos de discos: zinco, papelão ou couro e cobre.