História da computação

  • Programação Funcional

    Programação Funcional

    O costureiro Joseph Marie Jacquard Desenvolveu um sistema muito interessante nesta área. A indústria de Jacquard atuava no ramo de desenhos em tecidos, tarefa que ocupava muito tempo de trabalho manual. Vendo este problema, Joseph construiu a primeira máquina realmente programável, com o objetivo de recortar os tecidos de forma automática, e foi chamado de Tear Programável.
  • A Máquina de Diferênças

    A Máquina de Diferênças

    No ano de 1822, foi publicado um artigo científico que prometia revolucionar tudo o que existia até o exato momento, no ramo do cálculo eletrônico. O seu autor, Charles Babbage, afirmou que sua máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas ( trigonometria, logarítmos ), de forma muito simples. Este projeto possuía o nome de Máquinas de Diferênças
  • Engenho Analítico

    Engenho Analítico

    No ano de 1837, Babbage lançou uma nova máquina, chamado de Engenho Analítico ( Máquina Analítica ). Ela aproveitava todos os conceitos do Tear Programável, como uso dos cartões. Além disso, instruções e comandos também poderiam ser informados pelos cartões, fazendo uso de redistradores primitivos. A contribuição Babbage foi tão grande, que muitas de suas idéias são usadas até hoje.
  • Teoria de Boolie

    Teoria de Boolie

    Se Babbage é o avô do conputador do ponto de vista de arquitetura de hardware, o matemático George Boole pode ser considerado o pai da lógica moderna. Boole desenvolveu, em 1847, um sistema lógico que reduzia a representação de valores atrvés de dois algarismos: 0 ou 1 ( Sistema Binário ).
  • Máquina de Hollerith

    Máquina de Hollerith

    O conceito de cartões desenvolvidos na máquina de Tear Programável também foi muito útil para a realização do censo de 1890, nos Estados Unidos. Nessa ocasião, Hermann Hollerith desenvolveu uma máquina que acelerava todo o processo de computação dos dados computados.
  • Computadores Pré-modernos

    Computadores Pré-modernos

    Na primeira metade do século XX, vários computadores mecânicos foram desenvolvidos, sendo que com o passar do tempo, componentes eletrônico foram sendo adicionados aos projetos. Vannevar Bush implementou um computador com uma arquitetura binária propriamente dite, usando os bits 0 e 1,
  • Primeira Geração ( 1940 - 1955 ) - Era das Vávulas

    Primeira Geração ( 1940 - 1955 ) - Era das Vávulas

    A primeira geração de computadores modernos tinha como principal característica o uso de válvulas eletrônicas, possuindo dimensões enormes. Eles utilizavam quilômetros de fios, chegando a atingir temperaturas muito elevadas, o que frequentemente causava problema de funcionamente.
  • Mark I

    Mark I

    Mark I Numa parceria da IBM com a marinha Norte-Amaricana, o Mark I era totalmente eletromecânico: ele tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2 metros e meios de altura e massa de cerca de 5 toneladas.
  • ENIAC

    ENIAC

    No ano de 1946, ocorreu uma revolução no mundo da computação, como o lançamento do computador ENIAC ( Electrical Numerical Integrator and Calculator ), desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Ecket e John Mauchly. Esta máquina era em torno de 1000 vezes mais rápida que qualquer outra q existia na época.
  • EDVAC

    EDVAC

    EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer), apesar de ser mais moderno, não diminuiu de tamanho e ocupava 100% do espaço que o ENIAC ocupava. Todavia, ele era dotado de cem vezes mais memória interna que o ENIAC - um grande salto para a época. As instruções já não eram passadas ao computador por meios de fios ou válvulas: elas ficavam em um dispositivo eletrônico denominado linha de retardo.
  • UNIVAC

    UNIVAC

    Baseado na revolucionária teoria de Von Neumann (pensada por ele a partir do funcionamento do EDVAC), o UNIVAC I (Universal Automatic Computer) era bem menor que seus predecessores. Tinha "apenas" vinte metros quadrados e um massa de cerca de cinco toneladas. O computador recebia as instruções de cartões magnéticos e não mais de cartões perfurados.
  • IBM 650

    IBM 650

    O computador IBM 650 foi disponibilizado publicamente nos USA pela IBM em Dezembro de 1954. Media 1,5 m X 0,9 m X 1,8 m e tinha uma massa de 892 Kg. O IBM 650 era indicado para resolver problemas comerciais e científicos. A empresa projetou a venda de 50 exemplares do computador (mais do que todos os computadores do mundo juntos) - o que foi considerado um exagero.
  • Segunda Geração (1955 - 1965) - Era dos trasitions

    Segunda Geração (1955 - 1965) - Era dos trasitions

    Na segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por transístores, o que diminiu em muito tamanho do hardware. A tecnologia de circuitos impressos também foi criada, assim evitando que os fios e cabos elétricos ficassem espalhados por todo lugar.
  • Terceira Geração(1965 - 1970) - Circuitos integrados

    Terceira Geração(1965 - 1970) - Circuitos integrados

    Os computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados, ou seja, permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo. Desta maneira, as máquinas se tornaram mais velozes, com um número maior de funcionalidades. O preço também diminuiu consideravelmente.
  • Quarta Geração(1971 - 1985) - Era dos microprocessadores

    Quarta Geração(1971 - 1985) - Era dos microprocessadores

    Tem como marco inicial o surgimento do microprocessador, a redução no tamanho dos computadores foi muito grande. Surgem muitas linguagens de alto-nível e nasce a teleinformática, transmissão de dados entre computadores através de rede.
  • O Primeiro Computador Portátil

    O Primeiro Computador Portátil

    Compass GRiD 1101 é considerado o primeiro notebook do mundo. Ele foi desenvolvido pelo designer inglês Bill Moggridge em 1979 e vendido 3 anos depois. Para uma concepção de informática de 27 anos, você tem que reconhecer que o desenho dele foi incrivelmente avançado para o seu tempo!
  • Processadores Intel

    Processadores Intel

    Naquela época, vários processadores da Intel foram lançados, acompanhados de várias versões de Windows. Entre os modelos da Intel, podemos citar: 8086, 286, 386, 486, Pentium, Pentium 2, Pentium 3, Pentium 4, Core 2 Duo, i7. A AMD entrou no ramo de processadores em 1993, com o K5, lançando posteriormente k6, k7, Atlhon, Duron, Sempron, entre outros.
  • Lançamento AMD - Phenom

    Lançamento AMD - Phenom

    A décima geração de processadores da AMD possui uma gama enorme de modelos e características diferentes. Os modelos Phenom, por exemplo, estão disponíveis em versões com 3 ou 4 núcleos. Seu sucessor, o Phenom II, foi lançado em 2008, já com suporte a memória DDR3 e conector AM3. O Phenom II é um dos mais rápidos processadores da AMD, com cache L3 de 6 MB, em contrapartida aos 2 MB do seu antecessor.