-
Nessa época os homens viviam em bandos e ajudavam uns aos outros na obtenção de alimentos, através da caça, da pesca e da coleta de frutos, raízes e ovos, o que os obrigava a uma vida nômade.
-
No período Neolítico, novas modificações climáticas alteraram a vegetação. Aumentaram as dificuldades para caçar e se instalaram nas margens dos rios, o que contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, com o plantio de trigo, cevada e aveia.
Aprenderam a domesticar alguns animais e a criar gado. Surgiram os primeiros aglomerados populacionais, com finalidade principalmente defensiva. -
A Idade Antiga ou Antiguidade foi o período da história que se desdobrou desde a invenção da escrita
-
O desenvolvimento de técnicas de fundição de metais possibilitou o abandono progressivo dos instrumentos de pedra.
-
Neste período temporal, constatamos que as chamadas civilizações antigas, que conhecem a escrita, coexistem com outras civilizações, escrevendo sobre elas
-
Foi um período de transição do Feudalismo para o Capitalismo. Fortalecimento das monarquias nacionais europeias. -Prevalência de um regime político caracterizado, principalmente, pela centralização do poder nas mãos do monarca (rei). Período de descobrimentos marítimos feitos pelos europeus (principalmente Portugal e Espanha) e colonização e exploração das terras descobertas (principalmente na América e África).
ETC... -
O início da Idade Contemporânea foi demarcado pela Revolução Francesa, no ano de 1789, e que se estendeu até os dias atuais, como indica a palavra “contemporânea” no nome. Com o seu surgimento datado no século XIX, a Idade Contemporânea tem algumas características específicas que a diferenciam das demais épocas já vividas no Brasil e no mundo.
You are not authorized to access this page.