-
-
Quatro Lojas de Londres, que haviam existido por algum tempo, se juntaram na Taberna Goose & Gridiron próxima a Catedral de São Paulo, declararam-se uma Grande Loja e elegeram Anthony Sayer como seu Grão-Mestre. Esta foi a primeira Grande Loja do mundo.
-
Neste momento, a nova Grande Loja publicou seu primeiro livro de regras - O Livro das Constituições da Maçonaria - e se reuniu trimestralmente e registrou suas reuniões. Estendeu sua autoridade fora de Londres.
-
A Grande Loja da Irlanda foi criada.
-
Na Filadélfia.
-
Em Calcutá.
-
Em Bordeux.
-
A Grande Loja da Escócia foi criada. As três Grandes Lojas começaram a levar a maçonaria ao exterior e o desenvolvimento da Maçonaria no exterior reflete o desenvolvimento do século 18 e 19 do Império Britânico.
-
Uma rival da Grande Loja apareceu em Londres. Seus membros originais eram Maçons irlandeses que alegaram que a Grande Loja original havia feito inovações. Eles apelidaram a primeira de Grande Loja dos Modernos e se chamaram Antigos. Os dois existiram lado a lado - tanto na Inglaterra como no exterior - por quase 63 anos, não se reconhecendo como regular.
-
-
-
Após quatro anos de negociação, as duas Grandes Lojas na Inglaterra se uniram em 27 de dezembro de 1813 para formar a Grande Loja Unida da Inglaterra. Esta união levou a uma grande quantidade de padronização de rituais, procedimentos e regalias.
-