Imagem1

Filósofos de Mileto

  • Origem da Filosofia
    624 BCE

    Origem da Filosofia

    Foi em Mileto, na região grega da Jónia (atual Turquia), que, no século VI a.C., se efetuaram os primeiros reforços de caráter racional para descrever a natureza (physis).
    O quadro político, social e económico da Jónia favoreceu o aparecimento da filosofia, uma nova conceção lógica e racional do mundo afastada do pensamento mítico.
  • Tales de Mileto
    624 BCE

    Tales de Mileto

    Tales de Mileto é tradicionalmente considerado como o mais antigo filósofo grego, físico ou investigador da natureza das coisas como um todo.
    Segundo este, a água é o elemento primordial, o substrato que está na origem de todas as coisas.
    A Terra flutua na água.
    Tales prevê um eclipse (585 a.C), procura explicar racionalmente as cheias do Nilo e faz diversas descobertas matemáticas.
  • Anaximandro de Mileto
    610 BCE

    Anaximandro de Mileto

    Foi a segunda grande figura da história da filosofia.
    Apresentou um sistema filosófico completo e genial.
    Segundo este, o apeiron ( infinito ou indeterminado ) é a fonte ou origem de todas as coisas e é o lugar de destruição de todas as coisas.
    Desenhou um mapa-mundo, algo notável na Antiguidade e escreveu um livro Acerca da Natureza, facto por ter sido escrito em prosa.
  • Anaxímenes de Mileto
    588 BCE

    Anaxímenes de Mileto

    Foi companheiro de Anaximandro e escreveu um livro numa linguagem «simples e concisa».
    Segundo este, a bruma ou ar está na origem de todas as coisas; na sua rarefação máxima dá origem ao fogo e ao vento; condensando-se dá origem à nuvem, à água, à terra e à pedra.