Evolução dos navegadores

  • Mosaic

    Mosaic
    Foi o primeiro navegador a rodar no Windows, fator determinante para a abertura da web para o público em geral. Marc Andreessen foi o líder do time que desenvolveu o Mosaic.
  • Netscape

    Netscape
    Trouxe todas as características que um browser moderno oferece nos dias de hoje, como por exemplo a navegação por abas, o bloqueio de pop ups, suporte a cookies e histórico de visitas, entre outros.
  • Internet Explorer 1.0

    Internet Explorer 1.0
    é um navegador web gráfico que foi lançado pela Microsoft, sendo a primeira versão do navegador Internet Explorer. É uma versão remodulada do Spyglass Mosaic que a Microsoft licenciou da Spyglass.
  • Internet Explorer 3.0

    Internet Explorer 3.0
    Entre as novidades estão o suporte a CSS (linguagem de estilo que auxilia no visual e na construção das páginas), além de um programa leitor de e-mail - produto já embutido no Netscape 2.0.
  • Internet Explorer 4.0

     Internet Explorer 4.0
    Com o navegador interligado ao sistema operacional, os usuários, pela praticidade, iriam automaticamente utilizá-lo ao invés de fazer o download do Netscape Navigator/Comunicator.
  • Mozilla

    Mozilla
    A Netscape anuncia a liberação do código-fonte de seu navegador. Com isso, o download do programa se torna grátis e sua programação, open-source, livre para ser usada e modificada por qualquer um. Para divulgar o código, a Netscape cria a comunidade Mozilla, que anos depois lançaria o Firefox.
  • Opera

    Opera
    É um navegador da web desenvolvido pela companhia Opera Software e disponibilizado para Microsoft Windows, Mac OS X e Linux, usando o motor Blink. Uma antiga versão que funciona com o motor Presto ainda pode ser usada no FreeBSD, além dos outros sistemas operacionais.
  • Safari

    Safari
    Com uma interface simples, suas funções são básicas: Abas, bloqueador de pop-ups, baixador de arquivos, leitor de notícias RSS e modo privado que evita que terceiros monitorem sua navegação.
  • Firefox

    Firefox
    Surgiu como uma versão mais simplificada do Mozilla. Além de ser gratuito e de código aberto, o software ficou conhecido por sua navegação por abas, apesar de não ser pioneiro na funcionalidade - o navegador Ibrowse e o Opera disponibilizaram o recurso antes.
  • Chrome

    Chrome
    Entre seus pontos altos, a estrutura de processamento do programa, em que cada aba roda um processo em paralelo, o que, segundo o Google, pouparia recursos do sistema e preveniria vazamentos de memória e travamentos do computador.