-
Os Bastões de Napier foram criados como auxílio à multiplicação, pelo nobre escocês de Edimburgo, o matemático John Napier (1550-1617), inventor dos logaritmos. Dispositivos semelhantes já vinham sendo usados desde o século XVI mas só em 1614 é que foram documentados. Os bastões de Napier eram um conjunto de 9 bastões, um para cada dígito, que transformavam a multiplicação de dois números numa soma das tabuadas de cada dígito.
-
Uma genuína máquina de calcular foi criada em meados do ano de 1642, por Blaise Pascal, de origem francesa, tendo um pai que cobrava impostos. Ele, a ver o seu pai a trabalhar exaustivamente por horas seguidas com operações matemáticas intermináveis, criou uma máquina que tinha o poder de subtrair e somar. A sua precisão, rapidez e praticidade (Para a época em que foi criado) tornaram-se uma “febre” e, logicamente, foi aceite entre o meio social.
-
Um matemático, que se chamava Gottfried Wilhelm Von Leibniz, de origem alemã, criou uma máquina na qual as quatro operações básicas (soma, multiplicação, subtração e divisão) poderiam ser calculadas e, até mesmo, raiz quadradas poderiam ser consultadas nesse novo equipamento.
-
É anunciada a criação do primeiro computador digital eletrónico de grande escala do mundo, o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator).
-
Surgem os computadores de primeira geração. Estes eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina.
-
Surgem os computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos, sendo programados em linguagem montadora.
-
Nascem os computadores da terceira geração. Estes computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanossegundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos.
-
São criados os computadores da quarta geração. Seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados (CI). As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimo nível, orientada para um problema.
-
1990: a partir dessa década são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar as informações com maior rapidez.
-
Após a mudança de milénio, os computadores continuaram a seguir a tendência de miniaturização de seus componentes e, tornando dessa forma os computadores mais maleáveis e práticos nas tarefas diárias. Além disso, há um investimento maciço em seu design.
-
Atualmente os computadores são pequenos, práticos, com excelentes gráficos e acesso a toda a informação a partir de um clique.