Cordados até répteis

Evolução do Filo Chordata (Tempo refere-se a milhões de anos)

  • Crocodilos
    85

    Crocodilos

    presença de apenas duas cavidades no coração, da mesma família dos repteis possuem presença de placas ósseas e escamas cobrindo seu corpo, mandíbulas bastante desenvolvidas com dentição bastante eficiente , ovíparos e carnívoros.
  • AVES
    150

    AVES

    As aves compartilham bastantes características com os répteis, como os traços do esqueleto e da musculatura, ovos, apesar de diferencia por sua capacidade de voo, ausência de dentição, as penas são uma característica exclusiva das aves, elas permitem o voo, são isolantes térmicos, também são homeotérmicas assim como os mamíferos, assim como mamíferos possuem 4 cavidades no coração e ossos pneumáticos e sacos aéreos lhe favorecendo na hora do voo.
  • Mamiferos
    200

    Mamiferos

    Possuíam a capacidade de controla a temperatura interna de seus corpos, a presença da placenta lhes permiti-o desenvolvimento interno do embrião, presença de glândulas mamárias e mandíbulas bem desenvolvidas, coração apresenta quatro cavidades dos átrios e dois ventricosos lhe permitindo uma circulação dupla lhe fornecendo um sangue rico em gás carbônico e oxigênio. Os primeiros mamíferos eram herbívoros apos muitos anos desenvolveram a dentição.
  • primeiros repteis
    320

    primeiros repteis

    presença de escamas, presença de pulmões bastante eficientes, animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica. são os animais de sangue frio grupo no qual estão inclusos peixes , anfíbio e repteis.Podem ser carnívoros ou oviparos.
  • tetrápodes
    350

    tetrápodes

    A partir de peixes pulmonados de água doce. Estes deixavam rapidamente a água para buscar alimentos nas margens de rios e lagos. Neste movimento, usavam suas grossas nadadeiras para se locomoverem no meio terrestre. Possuíam coluna vertebral segmentada e crânio e sistema nervoso e digestório completo, cérebro e medula espinhal além de costelas para proteção dos órgãos, possuem coração com 3 cavidades.
  • primeiros anfibios
    370

    primeiros anfibios

    Anfíbios Os primeiros anfíbios se desenvolveram durante o úmido e quente período Devoniano, Quando muitos lagos se transformaram em pântanos, pobres em oxigênio, sufocando os animais aquáticos, forçando esses animais a se adaptarem, suas nadadeiras ósseas evoluíram para membros barbatanas articuladas que lhes permitiam rastejar nestes ambientes, a presença dos primeiros resquícios de pulmões concedendo a oportunidade de ficar algum tempo fora da agua.
  • Craniados
    480

    Craniados

    Presença de crânio, não possuíam mandíbula e tinha uma espécie de carapaça óssea na cabeça
  • craniados com mandíbula
    480

    craniados com mandíbula

    craniados com a presença de mandibulares, deles então surgem peixes cartilaginosos, peixes ósseos, anfíbios.
  • Protocordados
    500

    Protocordados

    são animais marinhos cordados que não possuem caixa craniana e coluna vertebral, Presença de notocorda (corda dorsal), sistema nervoso com posição dorsal.
  • craniados sem mandíbula "agnatas" atuais
    530

    craniados sem mandíbula "agnatas" atuais

    vertebrados desprovidos de aparelho mandibular ou maxilas, necrófagas e ectoparasitas.