Saude

Evolução do Conceito de Saúde - Timeline

  • Period: 200,000 BCE to 4000 BCE

    Pré-História

    Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais
  • Primórdios da Civilizações
    100,000 BCE

    Primórdios da Civilizações

    Mantinham a crença de que o sol, a chuva, o vento, o trovão e o relâmpago eram espíritos que podiam sentir e agir com uma finalidade sobre a vida dos homens. Desenvolveram crenças místico-religiosas com a finalidade de explicar os mistérios da natureza, do nascimento, das doenças e da morte. A observação dos animais e o caráter instintivo foram importantes para desenvolver noções sobre saúde e sobrevivência.
  • Grandes Civilizações
    4000 BCE

    Grandes Civilizações

    A cultura clássica grega é importante na evolução do conceito de saúde, com a busca por uma explicação racional para os acontecimentos, considerando a observação empírica, a importância do ambiente, a sazonalidade, o trabalho e a posição social do indivíduo e buscou entender as relações entre o homem e a natureza, na linha de processos naturais e não sagrados.
  • Period: 4000 BCE to 476

    Idade Antiga

    Escrita, Antiguidade Oriental, Antiguidade Clássica
  • Idade das Trevas
    476

    Idade das Trevas

    A Idade Média foi marcada pelo período do feudalismo e pela forte influência do cristianismo sobre a visão de saúde e doença. Inicialmente acreditavam ainda na variabilidade dos humores corporais, mas atribuíam que o desequilíbrio das pessoas estava relacionado às situações de pecado
  • Period: 476 to 1453

    Idade Média

    Queda do Imperio Romano, Alta Idade Média, Baixa Idade Média
  • Luz no fim do tunel
    1450

    Luz no fim do tunel

    No final deste período com as crescentes epidemias, retoma-se a ideia de contágio entre os homens, cujas causas estavam relacionadas à conjugação dos astros, o envenenamento das águas pelos leprosos, ou ocasionados por bruxarias.
  • Period: 1453 to

    Idade Moderna

    Queda de Constantinopla, Mercantilismo, Capitalismo Industrial
  • Máquinas
    1455

    Máquinas

    Intensifica-se o ritmo produtivo, as fábricas passam a demandar mais mão de obra, e as cidades crescem nas periferias, sendo que, as péssimas condições de trabalho começam a chamar a atenção dos administradores. O corpo, tomado como meio de produção pelo capitalismo emergente, torna-se objeto de políticas, práticas e normas, surgindo as primeiras regulações visando à saúde nas fábricas
  • Renascimento
    1460

    Renascimento

    No Renascimento, originam-se as ciências básicas com a necessidade de descobrir a origem das matérias
  • Revolução Industrial

    Revolução Industrial

    Marcado pela Revolução Industrial, ocorreu o aumento da incidência da mortalidade geral e infantil, emergindo os conceitos de medicina social e saúde coletiva. Destaca-se também, nesta época, a inserção do conceito de promoção da saúde proposto por Henry Sigerist no início do século XX.
  • Period: to

    Idade Contemporânea

    Revolução Francesa, 2º Revolução Industrial, Capitalismo Financeiro
  • Bacteriologia

    Bacteriologia

    Nos séculos XVII e XVIII registraram-se muitos avanços na medicina, com o descobrimento do microscópio e o desenvolvimento da bacteriologia “polícia sanitária” como política de saúde, que obrigava os sadios, pela coerção e pelo poder de polícia, a adotarem comportamentos adequados à saúde e os indivíduos doentes a se isolarem; saúde com a busca acerca da causalidade das doenças, fortalecendo a biologia científica, sem influência externa da filosofia.
  • Multicausalidade

    Multicausalidade

    A medicina moderna direciona sua atuação para o corpo e para a doença, na busca de um estado biológico normal (3,4). O pensamento científico na Idade Moderna tende a redução, objetividade e fragmentação, com a multicausalidade destacando-se no século XX.
  • Saúde, um direito

    Saúde, um direito

    A saúde foi reconhecida pela primeira vez como um direito, tendo como estratégia básica, a Atenção Básica à Saúde com participação dos usuários no processo. O Relatório Lalonde, elaborado a partir de estudos do ministro canadense Lalonde em 1970, e a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, realizada em Alma-Ata em setembro de 1978 foram marcos importantes.
  • Period: to

    Modernidade

  • Individualismo

    Individualismo

    Atualmente, com as transformações econômicas decorrentes do processo de globalização e as consequências do capitalismo, enfatiza-se a valorização da competitividade e o individualismo. E as doenças mentais, consideradas mau do século entram em jogo.