Varal de roupas 27600

Evolução das vestimentas do século XX ao XXI

By Mikarla
  • A sofisticação do século XX

    A sofisticação do século XX
    A moda deixa deixa de ser simplesmente algo banal e passa a assumir um caráter funcional em meio à sociedade.
  • Period: to

    Moda e sociedade

    Após os anos 50, a vestimenta, além de funcional, passa a expressar o comportamento das pessoas.
  • O surgimento da mini saia

    O surgimento da mini saia
    Nos anos 60 surge a mini saia que, depois do decote "V" dos anos 20, causou a segunda maior revolução da moda atrelada aos direitos e à liberdade feminina seguido também do fio dental, causando choque e escândalo na sociedade da época. Assim, o corpo descoberto passava a ser cada vez mais alvo da moda fazendo surgir uma infinidade de criações que valorizavam o corpo mais desnudo.
  • Moda e direitos femininos

    Moda e direitos femininos
    No Brasil, durante quase todo o século XX as mulheres não tinham o direito de utilizar calças, sendo considerada uma peça exclusivamente do vestuário masculino. Porém, com alguns direitos femininos conquistados ao longo dos anos, como o voto feminino, a inclusão de calças no vestuário feminino foi logo aceita, configurando uma nova forma de enxergar as mulheres.
  • As extravagâncias dos anos 90

    As extravagâncias dos anos 90
    Definitivamente foi o ano em que se viu de tudo na moda. O jeans vigora com força total, em sua cor habitual ou com cores chamativas, além da camiseta básica que também veio para ficar. O leve e o pesado em completa harmonia.
  • O século XXI e a reciclagem na moda

    O século XXI e a reciclagem na moda
    A partir dos anos 2000, início do século XXI, os novos conceitos de moda sugerem que se faça uma espécie de "repescagem" das novidades que surgiram no século anterior. Dessa forma, não surgem novas peças, mas sim, releituras das que já existiam com um toque mais moderno.
  • Moda e estilo: uma forma de comunicação com o mundo

    Moda e estilo: uma forma de comunicação com o mundo
    Apesar da ideia de resgate das criações indumentárias dos anos anteriores, o século XXI também lança mão de novidades no que diz respeito à evolução da sociedade e a criação de novos estilos, não só de vestimentas, mas de comportamento e ideologias. Assim, temos a difusão da cultura hip hop, por exemplo, que encorpora um estilo próprio em suas vestimentas, fazendo surgir novidades e influenciando o mundo da moda e a sociedade ao seu redor.
  • Os ideais de vestimentas nos dias atuais

    Os ideais de vestimentas nos dias atuais
    Hoje, podemos dizer que a moda se preocupa menos em ditar e mais em adequar-se à sociedade. Hoje se valoriza muito a customização, que garante uma identidade própria a quem cria. Dessa forma, pode-se adequar a moda a cada estilo particular, tornando este conceito algo variável e mais apropriativo. Apesar da grande diminuição de tecido nas roupas ao longo dos anos, hoje, todos temos liberdade suficiente para criar o nosso próprio estilo e literalmente inventar moda.