-
Antes da evolução do papel os antigos ja utilizavam a pintura rupestre (400 a.C.) e o papiro (2500 aC.) como meio de transmissão do conhecimento.
Primeiro a pintura rupestre no qual de forma bem rudimentar eles representavam o que os rodeavam em pedras e folhas.
Em seguida os egípcios desenvolveram a técnica de produção de folhas de papiro. Paralelo a isso os Gregos já se organizavam de forma a ensinar através de explanações. -
Marcado por uma escrita mais rudimentar em pedras e posteriormente em Papiros.
-
O filósofo grego Platão criou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como filosofia e matemática por meio de questionamentos. O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas – daí vem o termo “academia”.
-
Surgem as primeiras “escolas”. Eram locais onde mestres ensinavam gramática, excelência física, música, poesia, eloqüência, mas não existiam salas de aula no sentido atual. Esse modelo dura séculos, até as escolas modernas.
-
Desde os tempos mais antigos e com a finalidade de representar objetos inanimados ou em movimento, o homem vem desenhando nas superfícies dos mais diferentes materiais. Nesta atividade, tão intimamente ligada ao raciocínio, utilizou, inicialmente, as superfícies daqueles materiais que a natureza oferecia, tais como paredes rochosas, pedras, etc. Em 105, na China, Cai Luan fez o papel por meio da polpação de redes de pesca e trapos, e mais tarde usando fibras vegetais.
-
Era em geral feita por padres e freis ou pessoas ligadas a igreja.
-
Surge a Universidade de Karueein em Fez, no Marrocos, que existe até hoje. É considerada a primeira universidade do mundo no sentido moderno do termo – uma instituição dividida em departamentos com conhecimentos de diferentes áreas.
-
Surgem na Europa as primeiras escolas nos moldes das atuais, com crianças nas carteiras e professores em salas de aula. Eram obras de instituições de caridade católicas que ensinavam a ler, escrever, contar e, junto, iam transmitindo as lições do catecismo.
-
Consistia originalmente da gravação em blocos de madeira do conteúdo de cada página do livro; os blocos eram mergulhados em tinta, e o conteúdo transferido para o papel, produzindo várias cópias. Mais tarde, 1455, Johannes Gutenberg inventou a máquina impressora de tipos móveis, mais uma tecnologia que provocaria uma revolução cultural moderna.
-
É fundada a primeira escola do Brasil, em Salvador, por um grupo de jesuítas, que também funda a segunda, em 1554, em São Paulo – a data marca também a fundação da cidade. Ensinava-se a ler, escrever, matemática e doutrina católica.
-
Calculadora é um dispositivo para a realização de cálculos numéricos.
-
É uma superfície reusável onde se escreve textos ou desenhos que são feitos com giz ou outros marcadores apagáveis. É até hoje um dos meios de transmissão de conhecimento nas salas de aula.
-
Inicialmente começou como um ensino por carta e foi evoluindo. Atualmente o ensino a distancia é feito através de softwares interligados através da intenet.
-
A máquina de escrever, máquina datilográfica ou máquina de datilografia é um equipamento mecânico, eletromecânico ou eletrônico equipado com teclas que, quando acionadas, movimentam tipos, que imprimem letras, números e símbolos no papel, facilitando e dando maior agilidade ao processo de escrita.
-
O Braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É tradicionalmente escrito em papel em relevo. Os usuários do sistema Braille podem ler em telas de computadores e em outros suportes eletrônicos graças a um mostrador em braile atualizáveis. Eles podem escrever em braile com reglete e punção, máquina de escrever em braile, notetaker em braille ou computadores que imprimem braile em relevo.
-
É utilizado para fazer cópias de papel escrito em grande escala e utiliza na reprodução um tipo de papel chamado estêncil. Foi um dos primeiros sistemas de cópias em série utilizados no ensino. O mimeógrafo é uma máquina que requer, materiais para a geração de cópias a partir de uma matriz. Ao longo do tempo foi substituído por fotocopiadoras.
-
Ampliou o acesso a informação, permitindo a atualização dos fatos em tempo real.
-
O retroprojetor é um dispositivo capaz de projetar imagens ampliadas de textos (ou fotos) sobre uma tela, ou numa parede. Estas imagens são obtidas a partir de objetos impressos em lâminas de plástico transparentes, popularmente conhecidas como transparências ou acetatos.
-
A fotocopiadora é um dispositivo usado para reprodução de documentos através da tecnologia de eletrofotografia ou xerografia. Com a popularização e a assediabilidade do equipamento facilitou o processo de copia de textos, provas e atividades nas escolas, economizando principalmente o tempo do educador. É o meio de fotocopia mais utilizado nas escolas.
-
aparelho eletrônico capaz de gravar e reproduzir imagens que são registradas em fitas magnéticas acondicionadas em caixas plásticas (cassetes) para facilitar o manuseio. Ele é o sucessor do gravador de videoteipe (VTR, na sigla em inglês), que utilizava fitas magnéticas em carretéis plásticos.
Muito utilizado nas salas de aulas para a reprodução de filmes. A inserção dessa TIC nas sala possibilitou também a criação das tele salas. -
permitia a reprodução e a gravação de fitas de música ou com conteúdos.
No ensino permitiu a ensinar de forma mais lúdica, permitindo ao educador levar aos alunos músicas e historias gravadas. -
Inserção de equipamentos digitais nas salas de aula como meio de chamar a atenção do aluno alem de facilitar o ensino aprendizagem.
-
Utilizado para projetar as imagens geradas em computadores e notebook de maneira que a turma toda consiga visualizar a projeção. Sendo a imagem final maior que a projetada na tela do computador.
-
A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro.
Através da internet foi possível conectar professores e alunos do mundo inteiro, permitindo assim a troca de materiais, de ideias, visualizar lugares e tornando ainda maior a socialização entre as pessoas. -
Um quadro interativo é uma superfície que pode reconhecer a escrita eletronicamente e que necessita de um computador para funcionar. Alguns quadros interativos permitem também a interação com um imagem de computador projetada. São geralmente utilizados no escritório e na sala de aula.
-
Permite ao professor e ao aluno acesso rápido a informações, atividades e a bases de pesquisas. São aparelhos portateis e de fácil manuseio, além de permitir ao aluno uma socialização muito maior.