-
Concepção do Homem como um ser dual
-
A alma (substância imaterial) era separada do corpo (substância material), e que quando o homem morre sua substância material (corpo), desprovido de alma, é apenas uma máquina.
-
De formação de professoras normalistas.
-
Estudou como as crianças constroem as noções fundamentais do conhecimento lógico, tais como tempo, espaço, objeto, casualidade, etc.
-
Concepção de um organismo ativo, destaque as possibilidades, que o individuo dispoe, a partir do ambiente em que vive. e que dizem respeito ao acesso aos instrumentos fisicos e simbolicos, desenvolvidos em gerações precedentes.
-
Adaptavam seus comportamentos às necessidades
do mundo real. -
Testes psicológicos foram utilizados para recrutamento de militares para que fossem engajados em atividades compatíveis com suas habilidades.
-
Concebia a Psicologia como uma ciência empírica cujo objeto de estudo é a experiência interna ou imediata.
-
A criação de um laboratório de Psicologia dentro da Colônia de psicopatas do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro.
-
A prática da Psicologia recaiu para o acompanhamento de soldados traumatizados.
-
Sua prática clínica acompanhando pessoas com perturbações mentais como fobias, ansiedades e paralisias, dentre outras, descobriu o que denominou de inconsciente e formulou uma teoria e um método terapêutico conhecido até os dias atuais como psicanálise.
-
Precisa ter um trabalho especializado, baseado em uma teoria já consolidada.
Os interesses da profissão devem estar organizados e representados por associações, sendo estas responsáveis pela regulação e fiscalização das condutas profissionais;
Os profissionais devem esforçar-se para que
sua atuação seja reconhecida como fundamental
pelo estado e pela sociedade. -
Essa teoria restringe o estudo da psicologia ao comportamento animal e humano observável, rejeitando o estudo da consciência e o método de introspecção.
-
regulamentação da profissão de psicólogo.
-
Estabeleceu o currículo mínimo e a duração do curso universitário de Psicologia.
-
Faltava ao homem o reconhecimento de suas exclusivas características. Como por exemplo: a capacidade criativa, o conhecimento que tem de si (autoconceito), sua liberdade e potencial de crescimento.
-
Distinção da essência humana, dos outros animais, tendo como ponto precursor a razão.
-
Concebia que alma e corpo não são dissociados