-
Warren McCulloch e Walter Pitts desenvolveram um artefato para funcionar como um modelo de neurônio artificial, que utilizava chaves ligado/desligado para ativar os neurônios e transmitir informações aos neurônios vizinhos.
-
Alan Turing definiu modelos matemáticos para resolver problemas, a chamada "Máquina de Turing", além de publicar um artigo chamado "Computing Machinery and Intelligence", que presumia sobre os conceitos de inteligência artificial.
-
Neste ano alguns pesquisadores na área de IA perceberam a necessidade de comunicação e organização das informações relacionadas à área. Resolveram então organizar um evento com uma série de palestras e conversas sobre o tema. Somente neste evento que foi sugerido o uso do termo "inteligência artificial".
-
Neweel e Simon desenvolveram o GPS (General Problem Solver), ou "solucionador de problemas gerais", que conseguiu solucionar problemas tais como os humanos resolvem.
-
Ainda neste evento, Allen Newell e Herbert Simon apresentaram o Logic Theoritst, uma programa de raciocínio capaz de raciocinar e provar teoremas matemáticos
-
Ainda neste período, McCarthy desenovelou um dos primeiros sistemas de IA completo que utilizava técnicas de raciocínio lógico para responder perguntas e respostas, e para unir conceitos de raciocínio e planejamento com robótica.
-
A Indústria relaciona a IA começou a atingir lucros expressivos, chegando na casa de milhões de dólares, alcançando rapidamente a casa de bilhões já em 1988.
-
No final dos anos 80, as redes neurais voltaram a ganhar foco com a introdução de novos conceitos aos algoritmos de perceptrons, como o conceito de retropropagação, fazendo com que novas perspectivas fossem abordadas.
-
O supercomputador criado pela IBM, conhecido como Deep Blue, venceu o campeão mundial de xadrez, e continua sendo evoluído com novas atualizações e versões que incorporam cada vez mais tecnologia e IA.
-
Criado um tornei com o objetivo de premiar o desenvolvedor do carro autônomo mais eficiente.
Logo em 2005, um automóvel desenvolvido por alunos da universidade de Stanford, chamado de Stanley, conseguiu completar um percurso de 212 km sem nenhuma batida.