-
Surgiu da necessidade dos povos antigos de registrar a quantidade de animais da quais eram proprietários, entre outros.
-
Antes mesmo da criação da matemática e da escrita, o homem criou maneiras primitivas utilizando-se desenhos artísticos e símbolos para demonstrar o que havia ganhado para seu uso.
-
o Renascimento surgiu um Frade Franciscano chamado Luca Pacioli, autor de um livro que expõe o Método das Partidas Dobradas, afirmando que todo lançamento a credito em uma conta fará com que haja outra conta onde será registrada à mesma importância a debito.
-
Com a descoberta do Brasil os princípios contábeis eram regulamentados pelos provedores da fazendo através das Cartas Régias.
A regulamentação do exercício da profissão contábil apareceu em 1770, com a vinda da família real par ao Brasil houve o inicio do ensino contábil. A Associação dos Guarda-Livros da Corte é a mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil no Brasil. -
Com a fundação do Instituto Brasileiro de Contadores Fiscais e o surgimento das Ass. dos Contadores de São Paulo e Rio de Janeiro a profissão começa a mostrar mais maturidade e congressos ocorriam para fazer campanhas para a regulamentação agora da profissão de contador e não mais guarda-livros.
-
Em 1938 foi idealizado o primeiro modelo viável a ser industrializado, uma máquina de escrever chamada datilógrafo muito útil para quem a usava.
-
Nos tempos atuais, as velhas máquinas já foram substituidas por computadores, nos dias de hoje o profissional contábil além de formação na sua área deverá ainda ter um bom conhecimento em Informatica, pois com as obrigações atuais o profissional também necessita atender as exigências atuais.
-
Um resumo da evolução do profissional em um "tom" divertido!