Evolução da Computação: Software, Hardware e Sistemas

  • Computadores analógicos

    Computadores analógicos
    Inventado em 1876, o analisador diferencial, um computador analógico mecânico projetado para resolver equações diferenciais por integração, usando mecanismos de engrenagem para realizar a integração.
  • Evolução dos Hardwares

    Evolução dos Hardwares
    A partir de 1940 surgiram os primeiros computadores digitais e desde então a evolução dos hardwares passou a ser muito rápida e sofisticada, com equipamentos cada vez mais compactos e funcionais.
  • O Primeiro Software

    O Primeiro Software
    O primeiro software surgiu na Inglaterra em 1948, baseado num sistema criado pelo matemático húngaro John von Neumann (1903-1957).
  • Inteligência Artificial (IA)

    Inteligência Artificial (IA)
    iniciou-se nos anos 50 com os cientistas Hebert Simon, Allen Newell, esses foram os pioneiros ao criarem o primeiro laboratório de inteligência artificial na Universidade de Carnegie Mellon.
  • Os Sistemas de Informação

    Os Sistemas de Informação
    O grande salto evolutivo nos sistemas de informação aconteceu nos anos 1980, com a popularização dos computadores. A globalização, que teve início no final dos anos 70 do século XX, aumentou significativamente as transações comerciais entre as nações, o que impactou diretamente a produção das empresas.
  • Computação em Nuvem

    Computação em Nuvem
    Em 1997, o termo "computação em nuvem" foi utilizado pela primeira vez pelo professor de sistemas de informação Ramnath Chellappa em uma palestra acadêmica. O termo foi inspirado no símbolo da internet, a “nuvem”, que representa algo que está "no ar".
  • Big Data

    Big Data
    O termo Big Data, surgiu em 1997, e se refere ao imenso volume de dados – estruturados e não-estruturados de dados gerados a cada segundo. Esse conceito vem mudando a forma como as pessoas lidam com a informação.
  • Internet Das Coisas

    Internet Das Coisas
    Em 1999, Kevin Ashton, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, propôs que fosse usado o termo Internet of Things para descrever a ideia de conectar objetos à internet.