-
Possuía como parâmetro o movimento. Animais eram aqueles dotados da capacidade de movimentar-se, já as plantas não se moviam. Os animais foram divididos, por Aristóteles, em vertebrados e invertebrados, além de categorizá-los em aves, mamíferos, etc. Já as plantas foram classificadas por Teofrasto levando em conta o tamanho, assim eram divididas em árvores, arbustos, subarbustos e ervas. Fatores como presença de espinhos, e cultivo pelo ser humano também eram relevantes em seu sistema.
-
Havia os reinos animal e vegetal. Considerava também os seres inanimados no reino mineral.As plantas eram caracterizadas por possuírem parede celular, estruturas de fixação ao substrato, fazerem fotossíntese e serem sésseis.Já os animais eram aqueles que se locomoviam para buscar abrigo e alimento, ou fugir de predadores. Bactérias, fungos e algas eram considerados plantas, e protozoários eram considerados animais.
-
Incluiu o terceiro reino de seres vivos, o protista. Nela estavam todos os indivíduos unicelulares.
-
Retirou as bactérias do reino protista por serem procariontes, e introduziu-as no novo reino monera. O reino protista passava a englobar eucariontes unicelulares e os multicelulares sem tecidos verdadeiros.
-
Contribui com o quinto reino, o fungi, em que se encontram os eucariontes multicelulares absorvedores e que possuem parede celular de quitina.
-
cria uma nova categoria taxonômica, superior à de reino, advinda da divisão do reino monera: a de Domínio. O reino monera, por conter dois grupos bastante diferentes entre si, passa a constituir dois domínios, Archaea e Bacteria. Os Eucationtes, mais próximos entre si, constituem o reino Eukarya.