Evolução da Cartografia

By vinispo
  • 2500 BCE

    Criação do primeiro mapa - Suméria

    Feito a partir de barro cozido, os sumérios deram origem ao que pode ser chamada de o primeiro mapa do mundo. Esse mapa representava uma região da Mesopotâmia. Por mais que antes já houvessem sido feitos espécies de mapas, eles representavam locais muito pequenos, e não podiam ser considerados mapas, propriamente dizendo.
  • 600 BCE

    China

    Criação de mapas para fins bélicos, demarcação de territórios e garantir o pagamento de impostos. Além de também servir para se orientar geograficamente, claro.
  • 600 BCE

    Grécia

    Os gregos foram um dos povos mais importantes para a evolução da cartografia, pois, usufruíram de uma gama de conhecimento científico para criar seus mapas, tais como a esfericidade da Terra, os polos, os trópicos, e muitos outros. Além disso, os gregos foram os primeiros a criarem um mapa mundial. Mesmo que esse mapa fosse muito equivocado e se resumisse a uma parte pequena do mundo, a simples ideia de fazer isso já foi um grande passo para a evolução da cartografia.
  • 550 BCE

    Mapa Mundi Grego

    Um dos maiores avanços para a criação do Mapa mundi foi realizada pela Grécia, que incluiu a Europa, a Ásia e a África em uma esfera, que é, obviamente, nosso planeta. Vale constar que ainda não se havia conhecimento das américas, da Antártica ou da Oceania. Por isso que apenas esses três continentes foram incluidos.
  • 1450

    Arábes

    Com o domínio da Igreja europeia, os mapas europeus perderam exatidão, o que fez com que os árabes ganhassem mais espaço na cartografia e fizessem grandes avanços, incluindo a criação da bússola. Assim, trazendo ao ocidente.
  • 1500

    Navegações Europeias

    Por causa da descoberta da América, a cartografia se tornou ainda mais necessária para auxiliar as navegações e regionalizar o território americano. Assim, criando novas rotas de comércio e novas rotas para chegar nos novos territórios que estavam sendo descobertos.
  • Mapas modernos

    Foi apenas em 1700 que começou a se preocupar mais com o rigor científico do mapa-múndi, dando muita importância a proporção e formatos geograficamente corretos. Assim, criando o mapa moderno, que é geograficamente correto.
  • Satélites

    Pela criação dos satélites, foi possível ter fotos do planeta terra de fora dela, o que trouxe ainda mais aperfeiçoou ainda mais os mapa-múndi. Hoje em dia, temos diferentes modelos de mapas que mostram a Terra de um jeito diferente, mas todos com o mesmo objetivo.