-
Criado em 31 de maio de 1979.
Foi criada com o objetivo de construir, administrar e operar o sistema de transporte coletivo, gerando desenvolvimento e buscando oferecer qualidade de vida aos moradores do Vale do Aburrá. -
Em 1980 o projeto foi submetido à apreciação do Governo Nacional e do seu Conselho Nacional de Política Econômica e Social.
-
Conselho Nacional de Política Econômica e Social aprova em dezembro de 1982.
-
Em 1984 a construção foi contratada com empresas alemãs e espanholas.
-
Em 30 de novembro de 1995, às 11h00, iniciou-se a operação comercial do primeiro trecho, entre as estações Niquía e Poblado da Linha A; em seguida, a rede foi estendida até Itagüí, mais quatro estações ao Sul e Oeste com seis estações na Linha B.
-
Em 7 de agosto de 2004, a Linha K, o Metrocable Nordeste, entrou em operação.
-
Em 3 de março de 2008, começou a funcionar o segundo Metrocable, Linha J, que atende setores do oeste de Medellín
-
Em 22 de dezembro de 2011, o METRO iniciou a operação, encomendado pela Prefeitura Municipal de Medellín, da Linha 1 de ônibus articulados.
-
O Sistema possui 76 estações: 27 para trens, 11 para cabos, 9 para bondes e 28 para ônibus de transporte rápido. Hoje, após 24 anos de operação, a área de influência direta da rede METRO abrange seis municípios: Bello, Medellín, Itagüí, Envigado, Sabaneta e La Estrella e tem rotas integradas para outros municípios próximos.
-
Hoje o METRÔ mobilizou mais de 2.000 milhões de viagens, aplicando o princípio da Mobilidade Sustentável, com energias limpas e gerando um grande benefício social reconhecido internacionalmente como Cultura METRÔ. Todos os dias centenas de milhares de usuários viajam com segurança, rapidez, informações e apresentação, atributos que caracterizam o atendimento do METRÔ e geram qualidade de vida.