DNA

Timeline created by jorachid
In History
  • Descoberta do DNA

    Descoberta do DNA
    Descoberta do DNA pelo bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher1 que buscava determinar os componentes químicos do núcleo celular e usava os glóbulos brancos contidos no pus para suas pesquisas. Os glóbulos brancos eram um bom material pois são células que apresentam núcleos grandes e fáceis de serem isolados do citoplasma. Além disso, o pús era muito fácil de se conseguir na época em ataduras usadas em ferimentos.
  • Nucleína com bases nitrogenadas

    Nucleína com bases nitrogenadas
    Albrecht Kossel , demonstrou que a nucleína continha bases nitrogenadas em sua estrutura, explicando o fato da nucleína ser rica em nitrogênio
  • Nucleotídeo

    Nucleotídeo
    Phoebus Levine e Walter Jacobs concluíram que o componente básico dos ácidos nucléicos era uma estrutura composta por uma unidade que se constituía numa base nitrogenada ligada a uma pentose, e esta por sua vez, ligada a um fosfato. Esta unidade foi denominada de nucleotídeo.
  • Transformação bacteriana

    Transformação bacteriana
    conduziu uma série de experimentos usando a bactéria Streptococcus pneumoniae e ratos. Concluiu que as bactérias da cepa R teriam adquirido o que ele chamou de "princípio transformante" da bactéria S morta por calor, permitindo que elas se "transformassem" em bactérias S, tornando-se virulentas.
  • Cristalografia de raios-x

    Cristalografia de raios-x
    Rosalind Franklin desenvolveu estudos com duas moléculas diferentes de DNA, com diferentes níveis de hidratação, e através da difração de raio X, chegou a conclusão que os fosfatos ficariam do lado externo da molécula, que provavelmente era uma hélice. Estes estudos foram a base fundamental da descoberta publicada por Watson e Crick.
  • DNA como o material genético.

    DNA como o material genético.
    Hershey e Chase estudaram bacteriófagos, ou vírus que atacam bactérias. Os fagos que usaram era simples partículas compostas de proteína e DNA, com as estruturas externas feitas de proteína e o núcleo interno consistindo de DNA. Concluíram que o DNA, não a proteína, era injetado nas células hospedeiras e compunham o material genético dos fagos.
  • Modelo da dupla hélice

    Modelo da dupla hélice
    O biólogo americano James Watson e o físico britânico Francis Crick elaboraram seu famoso modelo da dupla hélice de DNA. A estrutura do DNA é uma hélice de dupla fita, antiparalela, para a direita. Os esqueletos de açúcar-fosfato das fitas de DNA constituem o exterior da hélice, enquanto as bases nitrogenadas são encontradas no interior e formam pares ligados por ligações de hidrogênio que mantêm as fitas de DNA juntas.