-
SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTAS PARA APOIO A PROJETOS INSTITUCIONAIS DE INFRAESTRUTURA PARA PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ÁREAS TEMÁTICAS
-
Série de reuniões com potenciais signatários do projeto FINEP. As reuniões serviram para identificar as demandas de diferentes PPGs por ferramentas e treinamentos em novas técnicas de pesquisa.
-
Com base nas entrevistas realizadas com representantes de PPGs do CCS e CTCH, foi redigida a primeira versão do que viria a ser o projeto submetido a FINEP.
-
Com base nas entrevistas realizadas com representantes de PPGs do CCS e CTCH, foi redigida a segunda versão do que viria a ser o projeto submetido a FINEP.
-
Tomada de preços, cálculo de taxas de importação e coleta de documentos com especificações técnicas sobre os mais de 70 equipamentos de pesquisa que viriam a ser solicitados a FINEP.
-
Foram coletadas as assinaturas de todos os membros da equipe de execução e da equipe científica signatários do projeto FINEP.
-
Definida a lista de integrantes da equipe científica do projeto FINEP
-
Contando com a revisão dos vice-decanatos de pesquisa do CCS e CTCH, foi redigida a versão final do projeto que viria a ser submetido a FINEP.
-
Sob o aconselhamento dos vice-decanatos de pesquisa do CCS e CTCH, foram definidas as prioridades para a aquisição de equipamentos a serem solicitados a FINEP.
-
-
-
A FINEP publica a lista de projetos aprovados. O dhLab é contemplado.
-
FINEP publica o resultado preliminar. O projeto do dhLab é qualificado.
-
-
Um novo corte no já reduzido orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), anunciando na semana passada pelo governo de Jair Bolsonaro, ameaça o pagamento de bolsas de estudo e, por extensão, a produção científica brasileira.
-
PL em análise no Senado veda cortes das despesas relacionadas à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico e amplia repasse de recursos para projetos de inovação
-
Para complicar o quadro de recente contingenciamento, o MCTIC disponibilizou para o FNDCT apenas R$ 500 milhões, em vez dos 3,3 bilhões previstos para 2019.
-
Após o congelamento, todo o dinheiro que o MCTIC terá para investir em pesquisa neste ano equivale ao que a Nasa gasta em uma única missão para Marte.
-
Proposta elaborada pelo Ministério da Economia prevê destituir a Finep como secretaria-executiva e agente financeiro do FNDCT.
-
Documento do Ministério da Economia sugere que BNDES administre os recursos.
-
Desmonte do sistema de fomento e drástico contingenciamento de recursos desafiam a continuidade das pesquisas de inovação
-
Mobilização da comunidade científica garantiu a recuperação de parte dos recursos do fomento à pesquisa no CNPq e MCTIC. Orçamento de 2020, no entanto, será crítico para o desenvolvimento da ciência brasileira
-
Assinatura do convênio entre a PUC-Rio e a FINEP
-
-
O Plenário do Senado aprovou em sessão remota, por 71 votos a 1, o projeto de lei complementar que proíbe o contingenciamento dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e o transforma num fundo financeiro. Esse projeto (PLP 135/2020) segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
-
-
-