Images

Derivados do petróleo

  • 3000 BCE

    Asfalto

    Asfalto
    O asfalto é um betume espesso, de material aglutinante escuro e reluzente, de estrutura sólida, constituído de misturas complexas de hidrocarbonetos não voláteis de elevada massa molecular, além de substâncias minerais, resíduo da destilação a vácuo do petróleo . Não é um material volátil, é solúvel em bissulfeto de carbono, amolece a temperaturas entre 150°C e 200°C, com propriedades isolantes e adesivas. É muito usado na pavimentação de ruas, estradas e aeroportos.
  • 2300 BCE

    Betume

    Betume
    Betume, ou pez mineral é uma mistura líquida de alta viscosidade, cor escura e é facilmente inflamável. É formada por compostos químicos e que pode tanto ocorrer na natureza como ser obtido artificialmente, em processo de destilação do petróleo.Do betume são obtidos vernizes, massas de revestimento, bases para pintura, para a pavimentação de ruas, usado para tratar madeiras, como de curral, é utilizado para tapar as juntas de mosaicos e azulejos de pavimentos e paredes
  • 2300 BCE

    Lubrificante Industrial

    Lubrificante Industrial
    Os lubrificantes são substâncias que colocadas entre duas superfícies móveis ou uma fixa e outra móvel, formam uma película protetora que tem por função principal reduzir o atrito, o desgaste, bem como auxiliar no controle da temperatura e na vedação dos componentes de máquinas e motores, proporcionando a limpeza das peças, protegendo contra a corrosão dos processos de oxidação, evitando a entrada de impurezas, podendo ser agente de transmissão de força e movimento, ajudando em atitudes extras.
  • 2000 BCE

    Solventes

    Solventes
    Solvente, é uma substância que dissolve um soluto. São geralmente líquidos, mas também podem ser sólido, gás ou um fluido supercrítico. O uso mais comum para solventes orgânicos é em limpeza, como diluentes de tinta, como removedores de unha, manchas, para detergentes e perfumes. A água é um solvente para moléculas polares, sendo o solvente mais comum utilizado pelos seres vivos. Os solventes encontram diversas aplicações nas indústrias químicas, farmacêuticas, petróleo e gás.
  • 1700 BCE

    Óleo Lumbrificante

    Óleo Lumbrificante
    Os óleos lubrificantes, óleos de motor, ou óleos para motor são substâncias utilizadas para reduzir o ruído, calor e desgaste, lubrificando e aumentando a vida útil dos componentes móveis dos motores
    Os óleos lubrificantes podem ser de origem animal ou vegetal (óleos graxas), derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratório (óleos sintéticos), podendo ainda ser constituídos pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).
  • 900

    Querosene de Iluminação

    Querosene de Iluminação
    O querosene, também designado por petróleo iluminante ou óleo de parafina, é um líquido resultante da destilação fracionada do petróleo, com temperatura de ebulição entre 150 e 290 graus Celsius, fração entre a gasolina e o óleo diesel. O produto possui diversas características específicas como uma ampla curva de destilação, conferindo a este um excelente poder de solvência e uma taxa de evaporação lenta, além de um ponto de inflamação que oferece relativa segurança ao manuseamento.
  • Parafina

    Parafina
    A parafina é um derivado do petróleo, conhecido por sua alta pureza, excelente brilho e odor reduzido, também pode ser usada como combustível. Possui propriedades termoplásticas e de repelência a água e é usada amplamente para a proteção de diversas aplicações, como em embalagens de papelão para a indústria alimentícia e revestimento de queijos e frutas,é a matéria prima essencial na fabricação de velas, cosméticos, giz de cera, adesivos termofusíveis, papel carbono, tintas, pinturas.
  • Vaselina

    Vaselina
    A vaselina é uma parafina líquida, é oleaginosa, límpida, incolor, não fluorescente, inodoro quando frio.Insolúvel na água e no álcool, miscível com a exceção do óleo de rícino, solúvel no éter, clorofórmio, éter de petróleo e nos óleos essenciais.Por ser uma mistura, apresenta ponto de fusão não definido, observando-se um amolecimento perto dos 36°e completando-se a passagem ao estado líquido acima dos 60°. O ponto de ebulição é acima dos 350°.É usada como base em muitos produtos cosméticos.
  • Óleo Diesel

    Óleo Diesel
    Diesel é um óleo derivado da destilação do petróleo bruto usado como combustível nos motores a diesel, constituído basicamente por hidrocarbonetos. O óleo diesel é um composto formado principalmente por átomos de carbono, hidrogênio e em baixas concentrações por enxofre, nitrogênio e oxigênio. O diesel é selecionado de acordo ao funcionamento dos motores ciclo diesel. É um produto pouco inflamável, medianamente tóxico, pouco volátil, límpido, isento de material em suspensão.
  • Plástico

    Plástico
    Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macromolecular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos, sacola, toalhas, embalagens, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos e etc.
    A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo
  • Combustível de Aviação

    Combustível de Aviação
    O combustível para aviação é um tipo de combustível fóssil usado em aeronaves. Ele é usado geralmente de uma qualidade maior do que os outros combustíveis com menos aplicações críticas para o aquecimento ou transporte, e contém mais aditivos para reduzir o risco de congelar ou explodir em temperaturas extremas, além de outras propriedades.A maioria dos combustíveis para aviação são derivados da gasolina usada em motores com velas de ignição para motores a jato.
  • Gasolina automotiva

    Gasolina automotiva
    Trata-se de uma mistura de hidrocarbonetos com cadeia carbônica de 4 a 12 átomos de carbono, e de acordo com a octanagem do combustível obtido, classificamos a gasolina em regular ou premium. Este tipo de gasolina destila entre 30°C e 225°C e é obtida através de processos para obtenção de um combustível com diversos teores de octanagem, além de receber aditivação que conferem características específicas visando atingir os requisitos e exigências estabelecidos pelas normas regulamentadoras.
  • Benzina

    Benzina
    A benzina é um líquido obtido na destilação fracionada do petróleo entre 35–90°C, constituído por hidrocarbonetos. A benzina é empregada como solvente e como extractante. Também é utilizada em lavagens a seco, devido a sua volatilidade.Sua inalação pode causar efeitos alucinógenos, trazendo perda de equilíbrio, dilatação das pupilas e convulsões auditivas.A benzina é utilizada em filatelia para a visualização das filigranas dos selos, em função de não atacar a maioria de suas tintas e a sua goma
  • GLP

    GLP
    O gás liquefeito de petróleo (GLP), também chamado de gás de petróleo liquefeito (GPL), é uma mistura de gases de hidrocarbonetos utilizado como combustível em aplicações de aquecimento (como em fogões) e veículos.
    O GLP ou GPL é a mistura de gases condensáveis presentes no gás natural ou dissolvidos no petróleo. Os componentes do GLP, embora à temperatura e pressão ambientais sejam gases, são fáceis de condensar. Na prática, pode-se dizer que o GLP é uma mistura dos gases propano e butano.
  • Nafta Petroquímica

    Nafta Petroquímica
    A nafta petroquímica é um líquido incolor, com faixa de destilação próxima à da gasolina. Este derivado é utilizado como matéria-prima, que o processam obtendo como produtos principais, eteno, propeno, butadieno e correntes aromáticas. As centrais petroquímicas realizam importações por conta própria, para complementar suas necessidades. A Refinaria de Petróleo Riograndense informa em seu site que entre outros itens, produz também a nafta petroquímica.