Deriva do continente (PANGEIA)

Timeline created by Nadia Remes
In History
  • Deriva do continente

    Deriva do continente
    A teoria da deriva continental foi apresentada pelo geólogo e meteorologista alemão Alfred Wegener em 1913, com a publicação de sua obra clássica "A Origem dos Continentes e Oceanos
  • PANGEIA

    PANGEIA
    Rotação da Terra e força das marés? Estas propriedades físicas não são suficientes para mover continentes, logo a Teoria da Deriva dos Continentes foi abandonada e esquecida!
  • correntes de convecção

    correntes de convecção
    Arthur holmes que descobriu a existência de correntes de convecção, seriam capazes de deslocar radicalmente os continentes.
  • Period: to

    Argumentos

    Distribuição geográfica dos fósseis gondwânicos. A distribuição de fósseis terrestres idênticos em locais atualmente isolados entre si, como Austrália, Índia, África e América do Sul foi um dos argumentos de Wegener para o lançamento de sua teoria da Deriva Continental
  • Period: to

    Argumentos

    Rochas encontradas na América do Sul e África, com a mesma idade, são semelhantes (por exemplo, formadas pelos mesmos minerais). Para que isto aconteça, tiveram de estar expostas aos mesmos fenómenos de formação habituais nas rochas.
  • Period: to

    correntes de convecção

    Em 1968 apresentou o primeiro modelo explicativo dos movimentos das placas litosferica , segundo os geofísicos, movimento das placas e provocado por uma corrente ductou material quente, viscoso com propriedades elásticas provenientes no interior da terra, em quanto à hipótese das derivas dos continentes admite o movimento dos continentes, a teoria da tectônica da placa defende os movimentos das placas litosfericas.