-
Os povos pré-históricos deixaram registros de seus costumes e sua forma de ver e representar o mundo nas cavernas.
-
Corrente da filosofia grega. Teve seu ponto de partida em Crotona, sul da Itália e difundiu-se vastamente. Queriam formar uma sociedade selecta e predestinada pelos deuses a pôr em ordem a vida dos homens comuns.
-
Inventado pelo chinês Cai Lun, em 105. Para produzi-lo, era feita uma massa com fibras de árvores e trapos de tecidos cozidos e esmagados. Em seguida, a espalhavam sobre um tipo de peneira (feita com bambu e um pano esticado) e deixavam secar ao sol.
-
Durante a Idade Média, a cópia de manuscritos estava incluída entre os principais deveres dos monges, pois era considerada um exercício espiritual, utilizado para aprimorar suas virtudes e realçar seus merecimentos sobrenaturais.
Nesse período, o livro era praticamente uma exclusividade da Igreja, todas as grandes abadias possuíam um scriptorium, onde eram confeccionados os manuscritos, desde a preparação do pergaminho até às ilustrações. -
Inventada pelo alemão Johannes Gutenberg, a prensa móvel (primeira impressora), deu inicio à publicação de livros.
Nesse período, a produção de papel era ainda pequena, pois até o século 17 era feito à mão. Contudo, graças a essa invenção, os livros, que eram manuscritos, passaram a ser impressos e produzidos de forma mais rápida e com o custo baixo. -
Surge a educação pública.
-
Utilização do quadro negro em sala de aula.
-
Utilização de lousas de ardósia e livros em sala de aula.
-
Durante esse período, professores passam a utilizar em suas aulas:
- Rádio;
- Projetor de filmes;
- Retroprojetor; -
Uso de tecnologias em sala de aula, como:
- Televisão;
- Videocassete;
- Fita VHS;
- Fita de áudio; -
Revolução tecnológica, uso de computadores para a aprendizagem dos alunos.
-
Trouxe invenções como o microprocessador, a rede de computadores, a fibra óptica e o computador pessoal. Pessoas de diferentes lugares se comunicando através da Internet.
-
Uso do sistema interativo, lousas interativas, notebooks, Smartphone, câmeras, aplicativos, realidade virtual e ensino à distância.