-
Foi o primeiro processador comercial desenvolvido pela Intel. Era um microprocessador de apenas 4 bits de memória com uma velocidade de clock máxima de 740 KHz.
-
O 6800 foi o primeiro microprocessador de 8 bits produzido pela Motorola, lançado no mercado pouco depois do Intel 8080 no final de 1974.
-
Depois do sucesso do 4004, a Intel desenvolveu o 8008, em 1972. Este era um CPU de 8 bits, capaz de armazenar 16 KB de memória
-
O Intel 8080, foi o segundo processador de 8 bites fabricado pela Intel. O 8080 continha 4500 transístores e conseguia executar 200 000 instruções por segundo.
-
O Zilog Z80 é um microprocessador de 8 bits projetado e vendido pela Zilog a partir de julho de 1976.
Foi amplamente usado, tanto em microcomputadores desktop como em centrais telefônicas e até mesmo em fins militares. -
São os primeiros processadores de 16 bits desenvolvidos pela Intel. Foram os primeiros da arquitetura x86.
-
O 8088 foi o processador usado nos primeiros computadores da IBM-PC.
Continha um barramento de dados interno de 16 bits e um externo de 8 bits. -
Motorola 68000 é um microprocessador CISC 16/32-bit, o primeiro membro de uma popular família de microprocessadores da Motorola, na sua grande maioria compatíveis entre si.
-
O Intel 80286, foi utilizado pela IBM no PC ATº Conhecido também como 286. Foi o primeiro processador Intel a executar todo o software programado para seu antecessor.
-
Também conhecido como 386. Tinha capacidade de multitasking, o que facilitou muito o uso de sistemas operacionais que usavam memória virtual.
-
Conhecido também como 29k, foi um dos processadores RISC de 32-bit, fabricado pela AMD.
Foram, durante um tempo, os microprocessadores RISC mais populares no mercado, usados em impressoras laser de vários fabricantes. -
Conhecido como 486. Foi um grande avanço no desempenho.
Também conhecido como 486. Foi um grande avanço no desempenho. Um 80486 50 MHz executa cerca de 40 milhões de instruções por segundo -
Este processador tinha uma arquitetura capaz de executar duas operações de cada vez, graças ao seu pipeline de dados de 32 bits.
-
A primeira mudança relativamente aos anteriores é o novo formato. Continha 7,5 milhões de transístores.
-
AMD K6 é um microprocessador lançado pela AMD em 1997, que podia ser instalado em motherboards desenvolvidas para modelos Pentium da Intel.
-
O Pentium III é um microprocessador de sexta geração fabricado pela Intel, tendo a mesma arquitetura do Pentium Pro.
As primeiras versões eram muito parecidas com o Pentium II mas com instruções SSE. -
O Pentium IV é a sétima geração de microprocessadores com arquitetura x86 fabricados pela Intel. Com uma velocidade inicial de 1.5 Ghz.
-
A família Pentium M foi introduzida como parte da tecnologia Intel Centrino em 12 de março de 2003.
Todos os componentes do Centrino foram projetados para funcionar com um consumo de energia reduzido, mesmo que, em alguns casos, isso resultasse num desempenho ligeiramente inferior -
A linha Intel Atom foi projetada para utilização em PCs ultra-portáteis, smartphones e outros dispositivos portáteis e de baixo consumo de energia.
-
Ivy Bridge é um nome de código para os processadores Intel Core de terceira geração.
Estes são, portanto, sucessores dos processadores Sandy Bridge. -
Os processadores Sandy Bridge são uma evolução muito notável em relação aos anteriores, com várias mudanças de nível técnico, mas manteu o nome: Intel Core i3, i5 e i7, sendo baixo, médio e alto, respetivamente.
-
Haswell é o nome para os processadores Intel Core de quarta geração.
Estes são os sucessores dos processadores de terceira geração e implementam novas tecnologias gráficas para jogos e design gráfico. -
Um dos processadores mais atuais da Intel
• Socket: LGA 1151
• Frequência Base: 3.60 GHz
• Frequência Turbo: Até 5.00 GHz
• Número Núcleos: 8
• Número Threads: 16
• Cache: 16 MB -
• Socket: AM4
• Frequência Base: 3.90 GHz
• Frequência Turbo: Até 4.7 GHz
• Número Núcleos: 8
• Número Threads: 16
• Cache L2 total: 4 MB
• Cache L3 total: 32 MB -
O computador quântico mais recente da Google tem 70 qubits permitindo que certos cálculos sejam executados em velocidades surpreendentes, até 47 anos mais rápido que os antecessores.