Capa

Chatô - Assis Chateaubriand

  • Origens

    Origens
    Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido por Assis Chateaubriand ou por Chatô nasceu em Umbuzeiro (interior da Paraíba) no ano de 1892. Estudou no Ginásio Pernambucano, em Recife. Iniciou a profissão de jornalista aos 15 anos, mesma idade em que ingressou na Faculdade de Direito do Recife, onde anos mais tarde lecionou filosofia do direito. Como jornalista, alguns dos seus primeiros escritos foram publicados no Gazeta do Norte, o Jornal Pequeno e o Diário de Pernambuco.
  • Carreira Política

    Carreira Política
    Entre 1920 e 1964 esteve envolvido nos principais acontecimentos políticos do país e do mundo. Foi senador do Brasil por duas vezes: Em 1952 pela Paraíba e em 1955 pelo Maranhão. Foi embaixador do Brasil em Londres entre 1957 e 1960.
  • Imprensa

    Imprensa
    Em 1924 comprou O Jornal, no Rio de Janeiro, sua base para que mais tarde se consolidasse os Diários Associados, compostos por 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, uma agência de notícias, uma revista semanal ("O Cruzeiro"), uma mensal ("A Cigarra"), revistas infantis e uma editora. Chatô foi responsável por introduzir a televisão na América Latina. O Brasil foi o 4º pais do Mundo a ter uma estação de televisão. (Foto: Primeira capa do O Jornal, em 2 de outubro de 1924)
  • TV Tupi

    TV Tupi
    Com o tempo, Chateaubriand foi dando mais importância para o rádio e a televisão, sempre investindo em novas tecnologias. A primeira emissora de televisão brasileira e da América Latina, a Rede Tupi, foi inaugurada no Rio de Janeiro em 1951, mesmo ano em que foi eleito senador pela Paraíba.
  • Morte

    Morte
    Em 1960 Chateaubriand sofreu uma trombose que o deixou paralisado - sem poder andar e falar. Com isso, passou a comunicar-se através de uma máquina de escrever adaptada. Mesmo nessa situação fez muitas viagens nacionais e internacionais, mantendo-se bem informado, dirigindo suas empresas e jornais.Durante sua vida pública assinou 11 mil 870 artigos nos próprios jornais. Ele morreu em São Paulo, no dia 6 de abril de 1968.