Ferramentas mudam educacao

Tecnologias e educação

  • 3300 BCE

    Escrita cuneiforme

    Escrita cuneiforme
    A escrita é a representação do pensamento e da linguagem humana por meio de símbolos. Um meio durável e privilegiado de comunicação entre as pessoas. O mais antigo registro escrito que se tem notícia foi encontrado na região sul da Mesopotâmia (atual Iraque). O termo "cuneiforme" vem de cunha, que era uma pequena ferramenta de entalhe, a "caneta" daquele tempo, que gravava símbolos em plaquinhas de cerâmica.
    Referência: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/escrita-cuneiforme
  • 2500 BCE

    Papiro

    Papiro
    Os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, considerado o precursor do papel. O papiro se refere a uma planta que cresce nas margens do rio Nilo no Egito, da qual se extrai as fibras para a fabricação de cordas, barcos e as folhas para a escrita.
    Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papiro
  • 2400 BCE

    Ábaco

    Ábaco
    Foi inventado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram.
    O primeiro ábaco foi quase de certeza construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia; números eram eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos. Referência: https://pedagogiadamatematica.wordpress.com/2015/09/26/o-abaco/
  • 2000 BCE

    Alfabeto

    Alfabeto
    O alfabeto teve sua origem no Egito Antigo, quando já havia decorrido mais de um milênio da história da escrita. O primeiro alfabeto consonantal teria surgido representando o idioma dos trabalhadores semitas, e que foi influenciado pelos princípios alfabéticos da escrita hierática egípcia. Quase todos os alfabetos do mundo hoje em dia descendem diretamente deste desenvolvimento, ou foram inspirados por ele.
    Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_alfabeto
  • 600 BCE

    Pena

    Pena
    As penas preferidas eram as de ganso, de cisne ou de pato, devido à sua cânula larga e oca que se tornava um bom depósito para a tinta. Depois de convenientemente limpas e secas, a ponta era afiada em bisel e levemente fendida para que a tinta escoasse com regularidade. Naturalmente com o uso essa ponta desgastava-se pelo que voltava-se a afiá-la. No sec. XVII inventaram-se uns afiadores próprios.
    Referência: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-83122010000100012
  • 600 BCE

    Biblioteca

    Biblioteca
    As primeiras bibliotecas são chamadas "minerais", pois seus acervos eram constituídos de tabletes de argila: depois vieram as bibliotecas vegetais e animais, com rolos de papiros e pergaminhos.
    Até o momento, os historiadores acreditam que a biblioteca mais antiga seja a do rei Assurbanípal (século VII a.C.), cujo acervo era formado de placas de argila escritas em caracteres cuneiformes.
    Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca
  • 378 BCE

    Escola

    Escola
    O filósofo Platão por volta de 378 a.C., elaborou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como Filosofia e Matemática por meio de questionamentos. Esse protótipo escolar ficava nos jardins de Academo, na cidade grega de Atenas, daí o termo academia.
    Referência: http://luizvarella.blogspot.com/2009/05/historico-das-escolas-do-mundo-antigo.html
  • 255 BCE

    Serviços postais

    Serviços postais
    O mais antigo pedaço de correspondência ainda é egípcio, que remonta a 255 aC. Os primeiros envelopes eram feitos de tecido, peles de animais ou partes de vegetais. A primeira geração do EaD surgiu com a evolução dos serviços postais e a massificação dos suportes impressos. Caracteriza-se pela troca de material impresso entre o educando e o docente através do correio tradicional.
    Referência: https://oqueehistoria.com.br/historia-do-correio/
  • 165 BCE

    Pergaminho

    Pergaminho
    Surgiu em Pérgamo, cidade da Ásia Menor, durante o reinado de Eumenis, era muito mais resistente, pois se tratava de pele de animal, geralmente carneiro, bezerro ou cabra mas tinham um custo muito elevado.
    Referência: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia-e-Redes-Sociais/Papiros-e-pergaminhos-Palavras/12/4896
  • 100

    Códex

    Códex
    No mundo greco-romano entre o final do século I o manuscrito em formato códice se difundiu, tendo como conteúdo principal os textos bíblicos. Os monges e padres da Igreja Cristã primitiva reproduziam cópias minuciosas em pergaminhos que eram costurados em blocos, formando o códice substituindo gradualmente o volumen (o rolo antigo) pelo códice.. Referência: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/17/vetores-da-formao-do-livro-do-sculo-iv-a-c-ao-renascimento
  • 150

    Papel

    Papel
    Essa invenção foi anunciada ao Imperador Ho Ti pelo oficial da corte Cai Lun (Tsai Lun). O primeiro sistema de fabricação usava fibras de árvores e trapos de tecidos cozidos e esmagados. É importante como suporte básico de educação, comunicação e informação para a maioria das pessoas pois, compõe livros, jornais, revistas, documentos e cartas e, assim, contribui para a transmissão do conhecimento.
    Referência: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-papel
  • 1430

    Imprensa

    Imprensa
    Houve, com a invenção da máquina de imprensa pelo alemão Johann Gutenberg, uma mudança radical na forma de se ler e de se divulgar escritos (panfletos, jornais ou livros). A invenção da máquina de imprensa possibilitou a formação das comunidades de leitores (grandes massas de leitores que tinham acesso a livros até então de escassa circulação).
    Referência: https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/invencao-imprensa.htm
  • 1450

    Hornbook

    Hornbook
    É um livro que serve como cartilha para estudo. Composta por uma folha contendo as letras do alfabeto, montada em madeira, osso, couro ou pedra e protegida por uma fina folha de papel. A moldura de madeira costumava ter uma alça, e geralmente era pendurada na cintura da criança.
    Referência: https://en.wikipedia.org/wiki/Hornbook
  • 1554

    Lápis

    Lápis
    Foi descoberta em Cumbria no Reino Unido, uma importante mina de um material que os habitantes da região verificaram ter extrema facilidade em ser cortado em barras ou varetas e em deixar um traço negro onde fosse passado. Usaram-no assim para marcar os seus rebanhos, envolvendo essas barras em pele de ovelha ou fixando-as numa haste de madeira com cordel.
    Referência: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-83122010000100012
  • Calculadora

    Calculadora
    Blaise Pascal, matemático, físico e filósofo francês, inventou a primeira calculadora mecânica. A calculadora trabalhava perfeitamente, ela transferia os números da coluna de unidades para a coluna de dezenas por um dispositivo semelhante a um velocímetro do automóvel. Pascal chamou sua invenção de Pascalina.
    Referência: https://sites.google.com/site/historiasobreossitesdebusca/Historia-da-tecnologia/historia-do-primeiro-computador
  • Máquina de escrever

    Máquina de escrever
    A invenção de um primitivo dispositivo de escrever mecanicamente é atribuída a Henry Mill. Até então a maior parte do conhecimento transmitido ao longo dos séculos era feito através da escrita manual. A invenção da máquina de escrever revolucionou a sociedade e todos os segmentos ligados á escrita.
    Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_escrever
  • Lousa

    Lousa
    James Pillans, diretor da Escola Superior de Edimburgo, na Escócia, querendo mostrar mapas maiores nas aulas de geografia teve a ideia de unir várias placas de ardósia formando um grande quadro. Referência: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/lousa-e-giz-voce-aproveita-bem-essa-tecnologia/
  • Computador

    Computador
    Charles Babbage, considerado o pai do computador atual, construiu em 1830 o primeiro computador do mundo, cem anos antes de se tornar realidade. A informática aplicada à educação tem funcionado como instrumento para a inovação.
    Referência: https://sites.google.com/site/historiasobreossitesdebusca/Historia-da-tecnologia/historia-do-primeiro-computador
  • MAGIC LANTERN

    MAGIC LANTERN
    Tinha como objetivo projetar em um anteparo uma imagem desenhada em uma tela de vidro. Foi a percussora do nosso projetor de slides.
    Referência: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/42325
  • Mimeógrafo

    Mimeógrafo
    Thomas Edison inventou o mimeógrafo, uma das primeiras máquinas de cópias em série.as gerações passadas certamente se lembram da máquina e do tradicional cheirinho de álcool que ela deixava nas folhas, permeando salas de aula em dias de provas, trabalhos e outras atividades.
    Referência: https://revistagalileu.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Desenvolvimento/noticia/2016/08/ha-140-anos-thomas-edison-recebia-patente-do-mimeografo.html
  • Fonógrafo

    Fonógrafo
    O norte-americano Thomas Edison inventou o fonógrafo no ano de 1877. Seu equipamento era capaz de gravar e reproduzir som. A possibilidade de registrar e reproduzir sons fez da música que se perdia na oralidade um meio para proliferação de idéias e ideais, contemplou a expressão popular das nações.
    Referência: https://souzalima.com.br/blog/o-que-e-fonografo/
  • Rádio

    Rádio
    O físico e inventor italiano Guglielmo Marconi criou o primeiro aparelho de rádio do mundo, revolucionando a comunicação à distância.
    Surgida no Brasil por volta de 1990, a educomunicação tem como objetivo formar alunos críticos e criar um "ecossistema comunicativo" na escola.
    Referências: http://historia-da-comunicacao.blogspot.com/2012/03/o-surgimento-do-radio.html
    https://novaescola.org.br/conteudo/3028/radio-e-escola-uma-sintonia-fina
  • cinetoscópio

    cinetoscópio
    Thomas Edison, em 1897, recebeu uma patente para sua câmera de filme, o cinetoscópio. Desde a sua invenção, o cinema fascina, comove, diverte e provoca. No Brasil, somente em 1998, ele foi oficializado como recurso pedagógico pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Referências: https://br.historyplay.tv/hoje-na-historia/thomas-edison-patenteia-seu-projetor-de-filmes
    https://ensinarhistoriajoelza.com.br/cinema-no-ensino-de-historia/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues
  • Televisão

    Televisão
    O escocês John L. Baird empregou os diversos princípios já desenvolvidos e montou um dos primeiros modelos de televisão que se tem notícia. Esse estudioso conseguiu aprimorar bastante a nitidez da imagem e do som com o aparelho por ele produzido. O hábito de ver televisão faz parte da cultura atual podem ser usados como recurso para educar o olhar e motivar os alunos.
    Referência: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/a-invencao-da-televisao.htm
  • Caneta esferográfica

    Caneta esferográfica
    Foi inventada pelo jornalista húngaro László Bíró. Percebendo que a tinta utilizado na impressão de jornais secava rapidamente, deixando o papel seco e livre de borrões, imaginou criar uma caneta utilizando o mesmo tipo de tinta. O uso de uma esfera na ponta possibilitou a distribuição constante e uniforme de tinta, e popularizou o uso deste instrumento de escrita ao mesmo tempo em que substituía com vantagem a caneta-tinteiro. Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caneta_esferográfica
  • Fotocopiadora

    Fotocopiadora
    O inventor foi Chester Carlson, um jovem físico americano que conseguiu patentear um processo que batizou de eletrofotografia, Referência: http://www.assestec.com.br/site/texto-sobre-copias/
  • E-reader

    E-reader
    Leitor de livros digitais é um pequeno aparelho que tem como função principal mostrar em uma tela, o conteúdo de livros digitais. Ao utilizar a tecnologia de tinta eletrônica, também chamada de papel eletrônico, nas telas desses leitores, os aproximou muito da sensação de se ler um livro convencional O primeiro modelo de uma máquina de leitura foi o Memex, idealizado por Vannevar Bush em 1945.
    Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Leitor_de_livros_digitais
  • Videotape

    Videotape
    Desenvolvida por Jack Mullin e Wayne R. Johnson, o dispositivo produzia imagens descritas como "borradas e indistinguíveis", usando um aparelho de gravação Ampex 200 modificado e uma fita com largura de 0,6 centímetros, movida numa velocidade de 9,1 metros por segundo. O uso de vídeos e filmes em sala de aula surge como ferramentas que oportunizam a socialização, a aprendizagem e o desenvolvimento de diversos conhecimentos e habilidades.
    Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Videoteipe
  • Jogos digitais

    Jogos digitais
    Os jogos foram desenvolvidos para ampliar a mente e desenvolver melhor o cérebro nas atividades escolares, como uma consequência das pesquisas da computação em áreas como a inteligência artificial. Alguns dos primeiros jogos conhecidos incluem Nimrod (1951), uma máquina feita sob encomenda pela Ferranti para o Festival da Grã-Bretanha e na qual se poderia jogar o jogo matemático.
    Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_dos_jogos_eletr%C3%B4nicos
  • Máquina de ensinar de skinner

    Máquina de ensinar de skinner
    A ideia de se estudar com a ajuda de máquinas e posteriormente computadores não é nova. Nos anos 50, B. F. Skinner já tentava aplicar suas teorias na criação de sistemas de ensino automatizados. O sistema de instrução adapta-se ao progresso do aluno, percebendo como deve ser a lição seguinte após uma avaliação da anterior. Referência: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/home/38-newton-c-braga/conversando/13767-cibertest-uma-maquina-de-ensinar-dos-anos-70-art3373
  • Internet

    Internet
    ARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa norteamericano) instalou uma rede eletrônica de comunicação que se desenvolveu durante os anos
    1970 e veio a se tornar o que hoje conhecemos como internet.
    Referência: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2319082/mod_resource/content/1/8636465-10059-3-Lousa%20Digital-%20A1.pdf
  • Tablet

    Tablet
    Pode-se dizer que o primeiro tablet da história, isto é, com a aparência e a forma que conhecemos hoje em dia foi o GRiDpad Pen Computer, criado pela Grid Systems em 1989. O mesmo possuía um processador de 20 MHz e pesava cerca de 2 kg.
    O uso do tablet na escola pode ser uma ferramenta para pôr em prática na rotina escolar, tanto a aquisição do conhecimento quanto ajudar no método de gestão.
    Referência: https://www.historiadetudo.com/tablet
  • Lousa digital

    Lousa digital
    O primeiro quadro interativo foi fabricado pela SMART Technologies Inc. A lousa traz um mundo de possibilidades, onde o professor pode realizar esquemas, montar modelos, demonstrar processos, apresentar imagens, trechos de filmes e documentários, além de exercícios e jogos interativos.
    Referência: http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/4878/1/O%20uso%20da%20lousa%20digital%20na%20constru%C3%A7%C3%A3o%20do%20conhecimento%20matem%C3%A1tico.pdf
  • Smartphone

    Smartphone
    O primeiro produto a combinar as funcionalidades de celular com PDA(Assistentes pessoais portáteis com funções de processamento de dados) foi o IBM Simon, continha tela de toque e conseguia acessar emails. Os smartphones possuem ferramentas que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, permitem e promovem uma interatividade entre aluno, e seu uso contribui para uma sociedade conectada, colaborativa, responsável e crítica.
    Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Smartphone
  • Redes sociais

    Redes sociais
    A primeira rede social surgiu nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo de conectar estudantes da faculdade. As redes sociais têm grande potencial de contribuir com o processo educativo. Os grupos permitem a discussão dos conteúdos e a resolução de dúvidas de maneira prática e rápida. O professor pode até mesmo propor debates a respeito de
    acontecimentos que se relacionem com o conteúdo da aula.
    Referência: https://www.infoescola.com/sociedade/redes-sociais-2/