-
Por volta de 350 a.C., o filosofo grego Aristóteles acreditava que a matéria seria constituída por quatro elementos básicos: O ar, a agua, o vento e o fogo.
-
Em 478 a.C propôs que a menor partículas da matéria seria maciça esférica e indivisível.
-
Com base experimental, Jonh Dalton propôs que o átomo seria uma partícula maciça, esférica e indivisivel.
-
Com base nos estudos de raios catódicos, Thomson chega a conclusão que, o átomo seria formado por uma esfera com massa positiva e por partículas negativas incrustadas nessa massa.
-
Estudaram incansavelmente os fenômenos relacionados à radioatividade, mas não puderam explicar a origem da radiação emitida por determinados átomos.
-
Rutherford, começa a pesquisar materiais radioativos e, notou que havia dois tipos de radiação: Uma positiva (alfa) e outra negativa (beta). Inicia-se o processo para determinação de um novo modelo atômico.
-
Estudando espectro de emissão de luz do gás hidrogênio, propôs que os elétrons estariam girando ao redor do núcleo, na eletrosfera, em camadas (níveis) de energia.
-
Aperfeiçoando as ideias de Böhr, Sommerfeld propõe que as camadas de energia seriam subdivididas em subníveis de energia com órbitas elípticas além das circulares.Aperfeiçoando as ideias de Böhr, Sommerfeld propõe que as camadas de energia seriam subdivididas em subníveis de energia com órbitas elípticas além das circulares.
-
Experiências com material radioativo, descobriu partículas no núcleo de massa igual a do próton, mas sem carga: o neutron