Brinquedos Opticos

  • Folioscópio

    Folioscópio
    Inventado por Willian Fitton
    É bastante semelhante ao Flipbook, mas este só nessecita de 2 folhas para ser executado.
  • Taumatropo

    Taumatropo
    Inventado por Willian Fitton.
    O aparelho era um disco de papelão onde em um lado havia o desenho de uma gaiola e no outro o de um passarinho. Ao fazê-lo rodar sobre um fio esticado, as duas imagens fundiam-se dando a impressão de que o pássaro estava dentro da gaiola.
  • Fenaquistoscópio

    Fenaquistoscópio
    Este aparelho foi inventado pelo físico belga Joseph Antoine Plateau.
    Plateau foi o primeiro a medir o tempo da persistência retiniana, e a reconhecer que o olho e o cérebro necessitavam de um período de descanso entre as imagens, e percebeu que existia um número ótimo de imagens por segundo para produzir uma imagem animada, determinando que eram necessárias 16 imagens.
  • Zootropo

    Zootropo
    Inventado por William George Horner.
    m cilindro oco tendo rasgadas nas bordas superiores um certo número de fendas espaçadas regularmente uma das outras. Qualquer desenho colocado no interior dos intervalos situados entre as fendas é visível através das fendas opostas. Se esses desenhos reproduzem as fases sucessivas de uma ação obtém-se
  • Flipbook

    Flipbook
    Criado por John Barns Linnet os flip-books são pequenos livros “animados”.
    Em Várias páginas, normalmente entre 25 a 50 folhas com o formato de mais ou menos 5×12 cm, são criadas uma sequencia de desenho e no caderno com o polegar, e saltar as folhas em uma velocidade constante, um pequeno desenho animado
  • Praxinoscópio

    Praxinoscópio
    Inventado por Émile Reynaud.
    A diferença significativa entre este e o Zootropo é que no praxinoscópio, o visionamento das “tiras animadas” não se faz espreitando pelas ranhuras do aparelho mas sim pela sua projecção num espelho circular colocado no interior do “tambor”.
  • Fuzil fotográfico

    Fuzil fotográfico
    Invcentado por Étienne-Jules Marey.
    ra um tambor forrado por dentro com uma chapa fotográfica circular. Este instrumento era capaz de produzir 12 frames consecutivos por segundo, sendo que todos os frames ficavam registrados na mesma imagem.
  • Cinetoscópio

    Cinetoscópio
    inventado por William Kennedy Laurie Dickson em 1889, e patenteado por Edson em 1891.
    É um sistema de engrenagem para uma tira de 15m de película de celulóide e permitia a obeservação através de um furo (as imagens só podem ser vistas por um espectador de cada vez). Foi o precursor de todos os aparelhos de filmagem e a largura de seu filme, de 35mm, passou a ser considerada internacionalmente.