Atividade 1 - Geografia Urbana - Linha do Tempo

  • 1700 BCE

    1800 d.C - Cidade Industrial - Revolução Industrial

    1800 d.C - Cidade Industrial - Revolução Industrial
    Criação das máquinas elétricas e técnicas, e para operar essas máquinas surge a classe operária, que trabalhará na indústria, gerando o lucro, por meio da mais valia. Com essa nova classe social, surge também novos tipos de habitações assim como as suas localizações. É com esse capitalismo industrial que se irá ter a vinda do povo rural para o ambiente urbano, um grande processo de urbanização e acelerado graças ao processo de industrialização.
  • 1500 BCE

    1500 d.C - Cidades Mercantilistas

    1500 d.C - Cidades Mercantilistas
    Foi nesta época em que começaram a expansão comercial, descobrindo outros territórios, aumentando as riquezas dos Estados Monárquicos. Aumento da urbanização das cidades, pois com o fim da servidão inseriu-se a propriedade privada e o trabalho assalariado.
  • 1301 BCE

    1300 d.C a 1400 d.C - Cidades Medievais para Cidades Mercantis

    1300 d.C a 1400 d.C - Cidades Medievais para Cidades Mercantis
    As cidades Medievais, além de serem centros religiosos e políticos, se tornam centros econômicos, passando por transformações até se tornarem Cidades Mercantis.
    Formação de atividade economia e urbana. As trocas resultam no surgimento da compra, e esta é realizada a partir do dinheiro.
    Passa da Aristocracia Feudal com foco na produção do campo, passa para um regime comercial, com a cidade sendo o centro econômico.
    Se cria a aliança entre a burguesia e a monarquia.
  • 1300 BCE

    1300 d.C - Cidades Medievais

    1300 d.C - Cidades Medievais
    Foi durante este século e seus posteriores, em que houve a redução da influência dos castelos e da abadia, assim como as cidades nesta época não buscavam mais o isolamento. Uma nova estrutura social se criava. Devido as muralhas, nos portões começaram a se formar armazéns e mercadores se estabeleciam no entorno, para criarem suas lojas, foi assim que surgiram os primeiros bairros econômicos das cidades medievais. Começam a passagem da Cidade Medieval (Feudalismo) para as Cidade Capitalista.
  • 400 BCE

    400 d.C - Surgimento das Cidades Medievais

    400 d.C - Surgimento das Cidades Medievais
    Com a queda do império Romano, devido a invasão dos bárbaros, muitas cidades desapareceram, assim como a população dessas cidades e áreas rurais tiveram que migrar para novos locais, estes novos locais eram conhecidas como Cidades Medievais, nestas cidades a vida urbana sofreu mudanças radicais, surgimento do conceito de família e grupos de trabalhadores. Nesta época a vida doméstica era muito ligada a vida do trabalho. A divisão de classes surgiu neste momento.
  • 27

    27 a.C - 476 d.C - Império Romano

    27 a.C - 476 d.C - Império Romano
    O império Romano, um dos maiores impérios já visto, possuía mais de 4.000 cidades. As cidades desta época e anteriores, eram caracterizadas como comerciais, agrícolas, militares entre outros diversos tipos. As cidades do Império Romano possuíam variados tipos de tamanhos e quantidade de habitantes.
    Sendo a criação dos aquedutos essencial, pois permitia a navegação como locomoção e comercial.
  • 600

    600 a.C - 900 d.C - Primeira Cidade na América

    600 a.C - 900 d.C - Primeira Cidade na América
    Foi neste momento que surgiu a primeira cidade na América, Teotihuacán. Esta cidade possuía mais de 300 mil habitantes, assim como ruas, praças, templos, pirâmides, espaços para agricultura.
    Tenochtitlán, foi o conjunto urbano Asteca, que no futuro com a colonização Espanhola, surgiu a Cidade do México.
  • 1800 a.C - Surgimento das Primeiras Cidades

    1800 a.C - Surgimento das Primeiras Cidades
    Surgimento das primeiras cidades, principalmente na região da Babilônia (atual Oriente Médio), como Ur, Nipur, Nínive entre outras diversas cidades que surgiram neste momento. As cidades se geravam a partir do momento em que aldeias e conglomerados construíam muros para sua proteção do mundo exterior.
    Cidades Gregas e Egípcias também surgiam neste momento, como Atenas.
    Estas cidades possuem um ponto em comum, todas foram construídas em volta de rios, como o Rio Tigre e Eufrates.
  • 10.000 AC - Sedentarização

    10.000 AC - Sedentarização
    Foi neste momento em que os homens da pré-história começaram a se sedentarizar e organizar em alguns conglomerados, que podem ser chamados de aldeias, e depois de um tempo com o aumento da população desses locais, pequenas povoações surgiriam por todo o globo. E nestes locais surgiram os santuários para cultuar, desde os seus deuses até os objetos e a natureza.
    Também se teve neste momento a revolução agrícola, onde o homem aprendeu a cultivar alimentos em campos.
  • 2.5 milhões a.C. - Nomadismo

    2.5 milhões a.C. - Nomadismo
    Durante este período os homens buscam as cavernas como forma de segurança e também para guardar os corpos dos mortos.
    Nas paredes das cavernas, pintavam histórias e acontecimentos, assim como mapas muito rústicos.
    Foi neste momento em que começaram a surgir comportamentos domésticos que depois ocasionaram no surgimento das aldeias.