-
Na pré-história, não se encontram indícios concretos de como foram praticados tais exercícios pelo homem primitivo, além da imitação. ... O homem primitivo: Deslocava-se de um lugar para outro a procura de alimentos, marchando, trepando, nadando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso.
-
Arte nos tempos antigos, primeiros registros do homem, feitos na pré história, em pedras, cavernas, etc...
-
-Mitologia
-Sócrates- método Maiêutico- pai da moral
-Aristóteles- emperialista- ética, política, lógica
-Platão- teoria das idéias, racionalista, sensível
-Pré socráticos:
Héracleto- fogo
Tales- água
Demócrito- átomo
Parmênides- ar -
Falada na China por mais de 1 bilhão de pessoas, 95% da população chinesa. As minorias usam idiomas de diferentes famílias linguísticas: tibetano, mongol, lolo, miao e o tai. O chinês é a língua com maior número de falantes do mundo.
-
Conjunto de marcas linguísticas de natureza semântico-lexical, morfossintática e fonético-morfológica, restrito a uma comunidade inserida numa comunidade maior de usuários da mesma língua.
-
Francesco Redi foi um cientista que tentou provar que um ser vivo só surge a partir de outro por meio de um experimento em que utilizou carne e frascos abertos e fechados, porém ele não conseguiu provar.
-
O alemão deriva a maioria de seu vocabulário do ramo germânico da família das línguas indo-europeias. Uma porção de palavras alemãs são derivados do latim e do grego, enquanto uma minoria vem do francês e do inglês.
-
Estudo dos mitos, narrativas com que os povos antigos revenciavam os deuses e heróis. Mitologia é a ciência que procura a explicação dos mitos, que têm um caráter social desde sua origem, e só são compreensíveis dentro do contexto geral da cultura em que foram criados.
-
Período helenístico- cultura- grega, romana, egípcia- 4 escolas:
cianismo- diogenes
citicismo- pino de Éleio
epicurismo- Epicurio
estoicismo- Zenão de cítio -Igreja católica- verdades da fé- criação do mundo- reencarnação- trindade
-Bíblia- Razão São Tomás- existência de Deus -
hipótese (não mais aceita cientificamente) segundo a qual os seres vivos poderiam originar-se contínua e espontaneamente de matéria não viva;
-
"Pai da geometria"
Geometria euclidiana- com base nos postulados de Euclides- Estuda objetos em 2 ou 3 dimensões (geometria plana e espacial) -
A maior parte do vocabulário é de origem latina e germânica (da língua dos francos). Originalmente eram faladas muitas línguas e dialetos no atual território francês.
-
Os demais foram e são formados por meio da fusão que ocorre no núcleo das estrelas, onde dois ou mais átomos se unem para formar um com núcleo e massa maior.
-
Originou-se do Latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica. Mais tarde recebeu o nome de castellano (castelhano) ou língua castellana (castelhana).
-
O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu na Idade Média no século XII, na região da Provença (sul da França).
-
-Queda de constantinopla (Roma)
-Possibilidade/capacidade humana de conhecer a realidade
-Racionalismo- matemática, razão tomada por si mesmo- Descartes- Método cartesiano
-Empirismo- (Física/química) fundamento- fonte de conhecimento
-Criticismo- Postura crítica diante do processo do conhecimento
Kant- junção sentidos+razão= ciência Fé- razão
Fim- revolução francesa -
A língua portuguesa é originária do latim vulgar. É adotada por cerca de 230 milhões de pessoas, sendo o oitavo idioma mais falado no planeta. Está presente em quatro continentes.
-
Inglês (English) é uma língua germânica ocidental que surgiu nos reinos anglo-saxônicos da Inglaterra e se espalhou para o que viria a tornar-se o sudeste da Escócia, sob a influência do reino anglo medieval da Nortúmbria.
-
A química da Idade Média, que procurava descobrir o remédio contra todos os males físicos e morais, e a pedra filosofal, que deveria transformar os metais em ouro- espagiria, espagírica.
-
Os Lusíadas é uma obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões, considerada a epopeia portuguesa por excelência.
-
Conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimentos já existentes.
-
Nos diz que, seres vivos não se formam diretamente a partir de materiais não vivos em forma como proposta na geração espontânea.
-
Experiência com um caldo nutritivo, tentando comprovar a origem da vida (micro-organismos)
-
-Fim da revolução francesa
-Filosofia nunca vai morrer
-quem faz teorias é considerado filósofo
-Fenomenologia consciência de mundo
-Deus existe ou não? Niet "Deus está morto"
-Existencialismo
-Filosofia ainda existe? - escola de Frankfurt - cultura de massa, industria cultural, estética -
Filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista. Nascido na Prússia, ele mais tarde se tornou apátrida e passou grande parte de sua vida em Londres, no Reino Unido
-
Intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia.
-
- Solidariedade mecânica- Poucas identidades, consciência coletiva
- Solidariedade orgânica- Vários papeis sociais, sociedade moderna
- Conceito de suicídio- Tratado na obra Suicídio, Durkheim esclarece que este é todo caso de morte provocado direta ou indiretamente por um ato positivo ou negativo realizado pela própria vítima e que ela sabia que devia provocar esse resultado.
-
Dizia que a vida veio de fora do planeta, através de cometas e até mesmo por meio de seres superiores inteligentes
-
O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que organizaram-se em duas alianças opostas: os aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais, o Império Alemão e a Áustria-Hungria.
-
2 fases:
Branca: Mencheviques
Vermelha: Bolcheviques Bandeira
Foice: Trabalhadores do campo
Martelo: trabalhadores da cidade
Estrela: União -
foi um conflito militar global, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.
-
Movimento político e filosófico ou regime (como o estabelecido por Benito Mussolini na Itália, em 1922), que faz prevalecer os conceitos de nação e raça sobre os valores individuais e que é representado por um governo autocrático, centralizado na figura de um ditador.
-
Período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.
-
Teoria científica que explica a origem de tudo