-
período da pré-história, quando os antepassados do Homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, destacando-se de todos os outros
-
corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita, desde o começo dos tempos históricos registrados.
-
O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano (caça, rituais, danças, alimentação, etc.).
-
Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização, a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos.
-
A arte, no período era padronizada, pois seguia critérios religiosos; assim, não se fazia uso da criatividade ou da imaginação. As pinturas eram anônimas e não registravam o estilo do artista, mas o faraó. A primeira regra a ser seguida era: A lei da frontalidade: era obrigatória e consistia na representação de pessoas com o tronco de frente, os pés, a cabeça e as pernas ficavam de perfil.
-
-
A numeração romana é um sistema de numeração que usa letras maiúsculas, as quais são atribuídos valores.
-
Homero
Hesíodo
São narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. -
Reflete a história, a política, a religião, as forças da natureza e as diversas conquistas dos povos que habitaram o local.
Os principais materiais utilizados para a produção da arte mesopotâmica eram a argila, o adobe, a terracota, a cerâmica, o cobre, o bronze, o basalto, o ouro, a prata, o estanho, o alabastro, o junco, o marfim e diversas pedras preciosas. -
foi criada por um filósofo grego, Empédocles. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.
-
A arte grega foi considerada livre, pois valorizava o homem, como sendo o ser mais importante do universo. O dia a dia, a natureza e as manifestações dos gregos eram retratadas na arte. Eles procuravam o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, pois estavam em busca da perfeição.
-
Pré-socraticos
Regiao da turquia -
O termo Antiguidade Clássica refere-se a um longo período da História da Europa, com o surgimento da poesia grega de Homero. No eixo condutor desta época, que a diferencia de outras anteriores ou posteriores, estão os fatores culturais das suas civilizações mais marcantes, a Grécia e a Roma antigas.
-
Arché- agua fundamental pra vida
-
Arché- principio das coisas indeterminado
-
Arché- ar
-
Razão x opinião
A constastação de mobilidade do ser estaria fundada na opinião, já que a razão o relevaria. Uno, eterno, imutável e ilimitado. -
Arché-4 elementos
-
Pai da filosofia
Questiona
Mito da caverna (enxergar o mundo real)
Filosofia- verdadeiro conhecimento -
Realidade é formada por particulas indivisiveis e invisiveis, que se moveriam novácuo
-
Divide em 2 mundos: sensível- crença/opinião, mundo físico, sentidos.
Intelígivel- mundo das ideias, pensamento, lógos, razão, conhecimento verdadeiro, ideias são inatas. -
-
Explica a origem da vida a partir da matéria bruta, ou seja, de uma matéria sem vida.
-
Não divide em dois mundos.
Graus de conhecimento-sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio, intuição, sendo sensação o ato e intuição a potência. -
Euclides foi um importante matemático da escola platônica e é conhecido até hoje como o Pai da Geometria.
realizou seus estudos em Atenas. Ele é até hoje, na história da Matemática, considerado como um dos mais significativos estudiosos deste campo. Um dos maiores méritos de Euclides foi a preocupação em demonstrar os mais simples conceitos e prova-los. -
O período conhecido como helenístico foi um marco entre o domínio da cultura grega e o advento da civilização romana. Os sopros inspiradores da Grécia se disseminaram, nesta época, por toda uma região exterior conquistada por Alexandre Magno, rei da Macedônia.
Cinismo - Diogenes
Citicismo - Pino de Élis
Epicurismo
Estoicismo -
O mundo é um fluxo constante regido pelos logos que se mantem inalterado- devir
mobilismo= mudança -
Arché- números
-
-
A arte romana teria sido influenciada pela cultura etrusca, arte popular que retratava o cotidiano; e pela cultura greco-helenística, expressando o ideal de beleza, em diferentes regiões da Itália. Os pintores romanos usaram, ao mesmo tempo que o realismo, a imaginação, dando origem à obras que ocupavam grandes espaços, enriquecendo mais a arquitetura.
-
-
Foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa.Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas
-
A química da Idade Média, que procurava descobrir a panaceia universal, ou remédio contra todos os males físicos e morais, e a pedra filosofal, que deveria transformar os metais em ouro; espagiria, espagírica.
-
-
Os mapas antigos traziam informações visuais importantes para explicar o espaço habitado pelo homem.
-
Pensamento humanista
Antropocentrismo
Racionalismo
Cultura clássica (Gregos) -
Conhecido como idade das trevas, a Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
-
período de expansão maritma e territorial dos paises europeus
-
Nasceu na Itália;
Racionalidade;
antropocentrismo;
Rigor Científico;
Ideal Humanista;
Reutilização das artes greco-romana. -
Os Lusíadas é uma obra poética do escritor Luís Vaz de Camões, considerada a epopeia portuguesa por excelência.
A obra é composta de dez cantos, 1.102 estrofes e 8.816 versos que são oitavas decassílabas, sujeitas ao esquema rímico fixo AB AB AB CC – oitava rima camoniana. -
Determinismo: concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana.
Povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem. -
É reconhecido por ter enunciado o princípio da conservação da matéria.
Identificou e batizou o oxigênio, refutou a teoria flogística e participou na reforma da nomenclatura química. -
Criador do positivismo
3 estágios:
teológico,metafísico, positivo
Na democracia não existe ordem e assim não existe o progresso. Ela levava ao caos.
Á partir da odem se chega ao estado positivo que seria a plenitude intelectual com a admissão dos limites do entendimento.
Sociedade saudável é o que tem ordem. -
Possibilismo: o ambiente natural (muitas vezes referido como Natureza) como um mero fornecedor de possibilidades para a modificação humana, não determinando a evolução das sociedades, sendo o homem o principal agente geográfico.
-
Seres vivos provém apenas de outros seres vivos, através da reprodução
-
Relação entre fenomenos da natureza e o homem
Positivismo -> sociedade apenas componente do espaço
Determinismo -> natureza determina a sociedade -
-
-
Criador da teoria comunista, onde ele critica o sistema capitalista em sua obra O capital. Ele critica os burgueses e diz que o proletário é explorado.
-
Os seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas presentes na atmosfera primitiva.
-
Estuda a sociedade a partir do fato social;
Soliedariedade - mecânica: seriam aquelas sociedades nas quais existiriam poucas identidades sociais; Orgânica: segmentação de várias esferas dentro da sociedade.
Sociedade simples: coletivo se sobrepõe ao individual
Sociedade complexa: o rompimento de uma regra não afeta o coletivo, mas sim o individual.
Anomia na sociedade: ausência de normas, regras, individualismo exagerado sobrepõe ao coletivo.
Fato social: coercitivo, exterior, geral. -
Um estudioso precisa se orientar pelas ações sociais;
Analisar as relações sociais de forma racional;
racionalidade vem com a economia
as descobertas científicas são muito importantes para a consolidação do capitalismo;
Ética protestante contribui para a mentalidade capitalista;
para produzir algo tem que ter uma prática racional; -
Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;
Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;
Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos;
Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. -
É uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza.