-
O alemão Johannes Gutenberg cria a prensa de tipo móvel com caracteres usados na escrita manual e inicia a impressão que temos hoje. Surge um mercado editorial e autores clássicos chegam às mãos de mais leitores.
-
James Pillans, diretor da Escola Superior de Edimburgo (Escócia), uniu placas de ardósia para mostrar mapas na aula de geografia.
-
O empresário americano Thomas Edison recebe a patente do equipamento que faz cópias com ajuda de uma manivela e usa álcool e um papel chamado estêncil.
-
Usado para treinar militares na 2ª Guerra, o equipamento ajuda professores a escrever suas lições antes da aula, sem ter que preencher diversas lousas.
-
Escolas nos EUA começam a instalar cabines individuais com fones de ouvido e fitas com aulas pré-gravadas.
-
Dispositivo do psicólogo americano Burrhus Skinner permitia ao aluno progredir no seu próprio ritmo e tinha como intenção liberar o professor para debater os conteúdos.
-
A invenção da Xerox gradualmente substituiu o mimeógrafo e outros equipamentos semelhantes, diminuindo a sujeira e economizando tempo.
-
Uma secretaria cansada de cometer erros criou a fórmula da tinta corretiva na cozinha de sua casa.
-
Engenheiros da Texas Instrument reduziram as calculadoras que antes eram objetos de mesa a equipamentos que cabem na palma da mão.
-
Brasil discute o uso de computadores para o ensino de física, em seminário promovido pela Universidade Federal de São Carlos (SP), com a presença de especialistas americanos.
-
Informática começa a ser usada como tecnologia educacional para a avaliação. Alunos de química fazem simulados.
-
Universidade recebe Seymour Papert e Marvin Minsky para ações de cooperação técnica e investigação do uso de computadores com linguagem LOGO na educação infantil.
-
Programa de videoaulas começa com conteúdos para o ensino médio e, mais tarde, avança para o fundamental e para a população que não havia concluído os estudos.
-
Um único disco armazenava uma coleção inteira de enciclopédias, além de trazer recursos multimídia como vídeos e fotos.
-
O britânico Tim Berners Lee cria o sistema que utiliza o hipertexto para funcionar na Internet e é usado para ligar páginas web e transferir dados.
-
Canal de televisão do MEC começa a capacitar e atualizar educadores da rede pública.
-
O modelo tradicional ganha um concorrente com computador e tela sensível ao toque.
-
Site abre espaço para que educadores compartilhem conteúdo, incluindo o Khan Academy, com estudantes do mundo todo.
-
Dispositivos móveis permitem a interação, produção e consumo de material de fotos, textos e vídeos em tempo real.
-
Aplicativos permitem estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com o ritmo do aluno. Dados medem desempenho individual e traçam planos específicos de aula.