-
A Mesopotâmia era uma faixa entre os rios Eufrates e Tigre. Vários povos se fixaram na região, desenvolvendo a agricultura e comércio, assim houve o surgimento das primeiras cidades e divisão do trabalho, como sacerdotes, artesões e guerreiros.
-
A religião egípcia era politeísta e se acreditava na vida após a morte, por isso aconteciam rituais de preservação dos corpos. O faraó era considerado filho dos deuses, assim era o líder absoluto e inconteste
-
Inicio do Império Egípicio, no qual Baixo e Alto Egito se unificaram para criar o Império Egípcio, conhecido como Período Arcaico.
-
No antigo império a capital era Mênfs na qual as três pirâmides foram construidas, Quéops, Quéfren e Miquerinos. Nesse mesmo peíodo houve uma grande expansão da agricultura.
-
Os sumérios é considerada a primeira civilização mesopotâmica, eles se fixaram no sul da Mesopotâmia, ao norte os acádios se instalaram, esses povos rivalizaram e em 2350 A.c o Sargento de Akkad unificou os povos sobre domínio acádio, dando início ao Império Mesopotâmico
-
Houve uma reunificação política, expansão do dominio para o sul e a capital foi transferida para Tebas.A prosperidade do Império foi principalmente devida ao dominio da Nubia, região rica em ouro.
-
Antes do domínio babilônico as cidades buscavam impor seu poder sobre as demais, cidades como Isin e Larsa, porém a Babilônia dominou-as e unificou os territórios, sobre o comando de Hanurábi
-
O Código de Hamurábi é o primeiro registro escrito de leis, ele registrava o poder exercido pelo rei, que não tinha pretensões divinas, mas era servo dos deuses. O código versava sobre soldos, divórcio, escravos e muitos outros, sua frase mais famosa é: olho por olho, dente po dente.
-
Quando os núbios se libertaram do domínio egípcio houve um grande fluxo migratório para o Egito buscando alimento, hebreus e hiscos na maioria, porém hiscos com grande capacidade de combate dominaram a região.
-
A capacidade militar havia sido consagrada, por isso o imperio Egípcio foi capaz de dominar os povos sírios, fenícios e os povos da mesopotamia. Esse período por grandes riquesas e properidade.
-
Devido a fortes agitações internas e questionamentos sobre o poder do faraó, o Império acabou se dividindo em Alto e Baixo Império.
-
Durante o século VIII os Assírios começaram a dominar regiões da Babilônia, Armênia, Síria, Palestina e Egito.O dominio da Babilônia ocorreu no ano de 729a.C., e foi uma importante demonstração da organização militar Assíria que se impôs sobre os vizinhos, com os quais sd relações era frequentemente hóstis.
-
A forma do dominío Assírio despertou resistências, e uma coalizão de povos, que resultou na extinção do poder Assírio sobre a Babilônia
-
A partir de 539a.C. os persas invadiram e dominaram a região babilônica e em 330a.C. iniciou-se o período de dominação helenística(grega)
-
o enfraquecimento do poder Central facilitou sucecivas invasões de assírios, gregos e romanoa, que se estabeleceram no ano 30a.C.