-
Sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme, ou seja, os sinais tinham formas de cunhas.
-
Menés, rei do Alto Egito unifica os dois reinos e se torna o primeiro faraó.
-
Sacerdotes e nomarcas questionam o poder do faraó, gerando uma crise no Antigo Império.
-
Os amoritas dominaram o sul da Mesopotâmia, mas acabaram se fixando no norte,junto a margem do Rio Eufrates. Fundaram a cidade de Babilônia, que se tornou a capital do Império.
-
Os Sumérios não resistem à invasão dos semitas do deserto ao sul da Mesopotâmia
-
Teve como principal representante Hamurabi, que consolidou as leis da época no famoso Código de Hamurabi, considerado a origem do Direito escrito, e cuja legislação mais famosa é a Lei de Talião ("olho por olho, dente por dente").
-
Após a expulsão dos hicsos, os egípcios se lançam na conquista de territórios da Mesopotâmia, Síria, Palestina, Chipre, Creta e ilhas do mar Egeu.
-
O império babilônico é derrotado e saqueado pelos hititas, povo procedente da Capadócia, na Ásia Menor. Depois são dominados pelos cassitas, elamitas e assírios.
-
Os medas (originários da ásia central ) e os persas ( sul da Rússia) ocuparam a região , dando origem a dois reinos independentes. Medas ao norte e persas ao sul.
-
O Egito foi entrando em crise, por contas de agitações internas que questionavam a autoridade do faraó. Por conta disso, houve uma instabilidade política e social que culminou com a divisão do reino em Alto e Baixo Egito
-
A Babilônia, Estado acadiano, invade o território assírio, destrói todas as cidades e extermina seus habitantes.
-
Ciro, o Grande conquistou a Babilônia
-
525 a.C., os persas dominaram o Egito na batalha de Pelusa.
-
Os fenícios foram dominados por Alexandre Magno, rei da Macedônia
-
Início do domínio romano no Egito