C

Anna Maryluíze e Gabriel José / 9° A / Evolução Dos Modelos Atômicos

  • 350

    ARISTÓTELES

     ARISTÓTELES
    As idéias de Leucipo e Democrito foi rejeitada pelos filosofos da época.
    Por volta de 350 a.C., o filosofo grego Aristóteles acreditava que a matéria seria constituída por quatro elementos básicos: água, ar, terra e fogo.
  • 473

    LEUCIPO

    LEUCIPO
    Em 478 a.C propôs que a menor partículas da matéria seria maciça esférica e indivisível,
  • DALTON

    DALTON
    Com base experimental, Jonh Dalton propôs que o átomo seria uma partícula maciça, esférica e indivisivel, chamado de Bola de Bilhar
  • THOMSON

     THOMSON
    O Modelo Atômico de Thomson foi o primeiro modelo de estrutura atômica a indicar a divisibilidade do átomo.
    Com base nos estudos de raios catódicos, Thomson chega a conclusão que, o átomo seria formado por uma esfera com massa positiva e por partículas negativas incrustadas nessa massa, surgiu por volta de 1897 e ficou conhecido como “pudim com passas”.
  • O CASAL CURRIE

    O CASAL CURRIE
    Pierre Curie e Marie Curie, estudaram incansavelmente os fenômenos relacionados à radioatividade, mas não puderam explicar a origem da radiação emitida por determinados átomos.
  • RUTHERFORD

    RUTHERFORD
    Quando Rutherford bombardeou com partículas radioativas (alfa), uma lâmina de ouro, a grande maioria das partículas atravessaram , algumas partículas desviavam e pouquíssimas partículas ricocheteavam.
    Então propôs que o átomo teria uma região central chamada de NÚCLEO, com carga positiva (prótons) e de tamanho extremamente reduzido. Girando ao redor do núcleo, na ELETROSFERA estariam as cargas negativas (elétrons)
    Esse modelo atômico foi denominado “Sistema Solar ou Planetário”.